Welink Agencies Welink Agencies
Vai alterar o logótipo da sua empresa? Saiba o que ter em conta

Vai alterar o logótipo da sua empresa? Saiba o que ter em conta

Muitas são as empresas que facilmente reconhecemos pelas cores, formas e por toda a sua identidade visual. Desta identidade visual faz parte o logótipo, a principal representação visual de uma marca, que inclui símbolos e palavras, com o objetivo principal de identificar de imediato a empresa em questão.

 

Fazer a alteração do seu logótipo, ou, caso esteja a iniciar a sua jornada no mundo dos negócios, criar a identidade visual de uma empresa de raiz, é uma tarefa que exige estratégia e conhecimento. Esta identidade visual, criada através de símbolos, formas, cores e palavras é um dos maiores suportes para que a marca se consiga implementar no mercado e claro, para que seja reconhecida por este. 

 

Ao reconhecer a importância de uma identidade visual, e de um logótipo em específico, para a sua marca, queremos também elucidá-lo sobre a importância de ter a trabalhar consigo uma equipa especializada em design e comunicação. Com profissionais especializados no ramo, que estão especialmente atentos às tendências e que têm pensamento estratégico relativamente ao estabelecer de uma identidade visual, conseguirá que o seu logótipo esteja alinhado com o principal propósito do seu negócio, mantendo sempre coerência e credibilidade.

 

Convidamo-lo a fazer uma pesquisa na Welink Agencies, onde pode encontrar equipas de design e comunicação que vão trabalhar diretamente no seu projeto, considerando todas as necessidades da sua marca. 

Altere o seu logótipo: a nova identidade visual da sua empresa

Se aquilo que pretende é alterar o logótipo da sua empresa, deve começar por entender a consequência que isso lhe poderá trazer a nível de negócio. Como já referimos, o logótipo é a forma mais fácil e intuitiva de identificar uma marca. Assim sendo, ao alterar esta identidade visual exigirá que todos aqueles que já reconheciam a sua empresa pela imagem antiga, se adaptem a está nova identidade. Este é um processo longo, que exige planeamento e a definição de uma estratégia a curto, médio e longo prazo. 

 

Na definição de um novo logótipo os critérios de criação e design acabam por ser os mesmos de uma criação de inicial. Tudo vai depender da mudança que vai querer fazer. Se vai querer criar um novo logótipo, ou se vai optar por uma nova adaptação da já estabelecida identidade da sua empresa. 

 

Cada logótipo tem, por trás do resultado final, um trabalho intenso de pesquisa, que exige um grande envolvimento entre o designer e a marca para quem está a trabalhar. Um logótipo impõe não só estratégia a planeamento por parte de toda a equipa de comunicação, mas também o domínio de vários conceitos teóricos da psicologia e do design, que envolvem semiótica, cor, persona, conceito e composição.  

 

Considerando esta complexidade no processo da criação de um novo logótipo, deixamos-lhe os seis pontos essenciais que deve considerar neste processo.

Novo logótipo: Pesquisa

A pesquisa é sempre o primeiro passo, quer na criação, quer na adaptação de um logótipo. A inspiração é uma parte muito importante deste processo, pois permite ao designer ter consciência do mercado da marca em que está a trabalhar e entender aquilo que pode, ou não pode funcionar. 

 

Ter referências consistentes e credíveis é essencial para que se crie um logótipo atraente para o nicho de mercado em questão. O ideal será analisar os logótipos dos concorrentes e ao mesmo tempo pensar nos logótipos que considera mais interessantes e automaticamente reconhecíveis. Um misto destes dois, adaptados à identidade, conceito e persona da sua marca será a base para um logótipo intuitivo e facilmente reconhecível. 

Novo logótipo: Identifique a sua persona

O público será o principal alvo a atingir com a sua nova identidade visual, e a realidade é que públicos diferentes são atraídos por logótipos igualmente diferentes. Neste ponto, o ideal é ter uma equipa de comunicação a trabalhar na definição da persona da marca. Profissionais que farão um estudo de mercado para entender quem é o seu público, o que o move, aquilo que gostam e não gostam, entre outras informações uteis que serão a base da sua nova identidade. 

 

Depois de encontrar e definir o seu público, entenda quais são as marcas com as quais este mais se identifica e analise os seus logótipos. Esta é uma pesquisa que deve ser feita por profissionais, habituados a lidar com questionários, entrevistas e focus group

 

Assim que identificar a analisar os comportamentos, gostos e ações da sua persona, só terá de adaptar tudo aquilo que concluiu ao desenvolvimento do seu logótipo. 

Novo logótipo: Defina um conceito

Com uma pesquisa detalha já feita, incluindo a analise dos concorrentes, o compreender de tendências e claro, a definição da sua persona, chega o momento de criar um conceito credível e atraente para o seu logótipo. 

 

A definição do conceito pode parecer um processo mais complexo do que realmente é, principalmente se estivermos a falar de uma marca com vários anos de mercado e que está a fazer uma renovação da identidade visual e não a criá-la de raiz. O conceito do seu logótipo nada mais é do que a determinação das mensagens implícitas e explicitas, que serão passadas por todos os elementos do seu logótipo, enquanto símbolos individuais e pelo próprio logótipo como um todo. 

 

O conceito do logótipo pode parecer, ou até mesmo ser, algo muito subjetivo, uma vez que cada um pode dar o seu próprio sentido a cada elemento gráfico. Contudo, deve concentrar-se em que o seu logótipo transmita a génese da sua marca, aquilo que a sua empresa tem para oferecer e aquilo que o publico pode esperar do seu produto/serviço. 

 

Estas três ações são o ponto de partida essencial para a criação, ou recriação, do logótipo da sua empresa. Considere sempre que o logótipo deve ser o mais simples possível, para que seja facilmente identificado e que, mais do que simplesmente ser bonito, represente a marca e lhe ofereça destaque. 

Encontre uma agência digital qualificada

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies