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Como fazer uma análise eficaz do comportamento do consumidor?

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Como fazer uma análise eficaz do comportamento do consumidor?

Começamos por pedir-lhe se pense em si mesmo enquanto consumidor, que compreenda as suas atitudes, que tenha perceção daquilo que procura quando vai realizar uma compra e que, de forma geral, tente ter consciência do seu próprio comportamento enquanto consumidor. Se parou para fazer este exercício entendeu que existem mil e uma variáveis que podem influenciá-lo no seu processo de compra, daí que seja tão importante para as estratégias de marketing e negócio a análise do comportamento do consumidor. 

 

Quando falamos em analisar o comportamento do consumidor fazemo-lo com quatro objetivos tão distintos quanto interligados:

 

  1. Fidelizar o cliente;
  2. Otimizar a comunicação entre cliente e marca;
  3. Criar diferentes oportunidades de negócio;
  4. Estabelecer estratégias de marketing e negócio eficientes;

 

Estes objetivos são essenciais para o sucesso do seu negócio e por isso tornam a análise do comportamento do consumidor num ponto tão importante para a estratégia de qualquer empresa. Para todos os negócios o maior objetivo é atingir rentabilidade e criar espaço sólido no mercado. Para isso, as empresas vão sempre precisar de ter clientes fiéis, conseguir uma boa comunicação com os diferentes públicos, ter estratégias de negócio delineadas para o mercado e claro, seguir estratégias de marketing que gerem resultados de compra. 

 

Considerando a análise do comportamento do consumidor um componente tão importante para a otimização da relação da sua empresa com os seus clientes, ou potenciais clientes, poderá querer considerar a contratação de uma equipa especializada em marketing e negócio, ou até mais focada em análise do comportamento do consumidor. Se este for o seu objetivo, pode recorrer à Welink Agencies, a nossa plataforma que disponibiliza vários parceiros ligados à comunicação e ao marketing de norte a sul do país.

 

Para o ajudar a ter uma pequena ideia do processo de análise do comportamento do consumidor, escolhemos falar-lhe de quatro etapas essenciais.  

Comportamento do consumidor: o processo e experiência de compra

Quando pensamos em fazer uma compra, seja ela qual for, existe um processo que nos levará a finalizar essa mesma compra, que vai deste o primeiro momento de contacto com o produto/serviço até ao momento final de pagamento. 

 

Para entender o seu consumidor terá de, para além de ter total conhecimento do seu produto/serviço, entender todos os passos que ele seguirá até finalizar a compra. Provavelmente vai tentar entender as vantagens de comprar o seu produto em detrimento de outro similar da concorrência; vai ter em conta a relação qualidade preço; vai considerar o seu posicionamento no mercado; e a credibilidade da sua empresa também estará em jogo, ainda que de forma não consciente. 

 

Ao fazer esta análise internamente, antes que o próprio consumidor inicie a sua jornada de compra, vai fazer com que encontre indicações uteis nos hábitos inconscientes do seu cliente. Indicações essas que, poderá aproveitar para potenciar a oportunidade de venda, definir a sua estratégia de negócio e tomar consciência do comportamento do consumidor.

Comportamento do consumidor: a persona do seu negócio

Se já teve algum tipo de contacto com estratégias de marketing com certeza que a palavra persona é familiar para si. A persona do seu negócio vai representar os vários traços do perfil do seu consumidor. Isto é, será a definição geral da pessoa real para quem o seu negócio foi desenhado, com uma determinada faixa etária, com gostos, crenças, preferências, hobbies e preocupações.

 

Ao ter esta base, todo o processo de comunicação com o cliente fica mais fácil, uma vez que sabe para quem está a falar, conhece os traços da sua personalidade e consegue desenvolver estratégias comunicacionais especificas para chegar até ele.  

 

Para criar a persona do seu negócio deve:

 

  1. Fazer entrevistas aos seus atuais clientes;
  2. Identificar as características desses mesmos clientes de forma detalhada;
  3. Estabelecer características comuns;
  4. Juntar as características comuns e criar a persona do seu negócio;

Comportamento do consumidor: recorrer a informações já fornecidas

Se já tem um negócio em andamento, com certeza que os seus clientes já lhe forneceram várias informações valiosas, para que consiga analisar o comportamento do consumidor. Ao recorrer às bases de dados da sua empresa encontrará informações como:

  • Criação de conta (se se tratar de um negócio online);
  • Pedidos e compras;
  • Dados de faturação;

Todos estes passos pelos quais o seu cliente já passou anteriormente serão muito úteis na hora de analisar o comportamento do consumidor, uma vez que lhe vão permitir criar padrões de compra, identificar preferências e até definir traços de personalidade em comum com a sua persona.  De forma mais específicos, vai conseguir ainda saber com que frequência determinado cliente compra os seus produtos/serviços, quais os seus preferidos, a quantidade que compra e até as formas como prefere pagar. 

Comportamento do consumidor: identificar padrões no mercado

Dependendo do tipo de negócio, existem alguns padrões já estabelecidos em cada mercado. Estes padrões ou tendências não fornecem qualquer informação específica sobre o consumidor, contudo são capazes de criar quadros comuns que caracterizam diferentes grupos de consumidores.

 

Outro ponto que lhe permite fazer uma análise do comportamento do consumidor é a definição geracional. Imaginemos que a sua persona pertence à geração X, por exemplo, através desta característica já conseguirá identificar diversos traços comuns e até ter informações mais detalhadas sobre o seu cliente.  

 

Normalmente, estes estudos de tendências comportamentais são feitos por especialistas, que analisam diferentes comportamentos e conseguem antever tendências. Aquilo que deve fazer é estar atento aos estudos lançados que têm relação direta com o seu mercado, e que podem influenciar o comportamento do consumidor na sua área da ação. 

 

A análise do comportamento do consumidor acaba por ser uma troca mútua, uma vez que a si interessa compreender o consumidor e gerar oportunidades de negócio, e ao consumidor interessa ser compreendido e criar empatia com as empresas ou marcas a quem se associa. 

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