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Entenda a importância da análise do comportamento do consumidor

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Entenda a importância da análise do comportamento do consumidor

A maioria das estratégias de marketing das marcas está, geralmente, relacionada com um estudo prévio que analisa e escrutina o comportamento do consumidor. Esta análise, por sua vez, será a base para que as marcas e empresas compreendam as vontades e necessidades do seu público. Toda esta estratégica, relacionada com a análise do comportamento do consumidor e com o identificar das suas preferências, será essencial para o potenciar da experiência de compra.

 

Se tem uma empresa e quer crescer e potenciá-la ao máximo terá, obrigatoriamente, de dedicar recursos ao estudo do comportamento do consumidor e dos stakeholders. Entenda o que move o seu público, o que gosta, o que não gosta, as suas preferências…só assim conseguirá criar uma relação de base sólida e que prevalecerá no tempo e entre os concorrentes. 

 

Quando mostra interesse genuíno naquilo que o consumidor pensa e nas suas opiniões, ele mostrará esse interesse de volta em relação ao seu produto ou serviço. Mostrar que o consumidor importa para a empresa e que ele faz parte dela é uma estratégia infalível para fidelizar clientes. 

 

Ao analisar o comportamento do consumidor, considerando esta análise para a estratégia de marketing da sua empresa, tenha estas três premissas como base:

  • A forma como os consumidores automaticamente identificam a empresa;
  • A satisfação do consumidor em relação ao seu produto ou serviço;
  • A oportunidade de um determinado consumidor repetir, ou não, a compra na sua empresa;

Mutações no comportamento do consumidor 

Como seres humanos que somos, não temos comportamentos, e muito menos ideias, fixas e imutáveis. Este é mais um fator que sustenta a importância de um constante estudo do comportamento do consumidor, uma vez que a análise que for feita hoje, não terá a mesma veracidade daqui a poucos meses. 

 

As preferências mudam e os fatores que determinam a experiência de compra também se vão alterando. Com as diferentes fases da vida, o consumidor terá, igualmente, diferentes necessidades. Da mesma forma que, por exemplo, quando surge uma situação inesperada como a crise pandémica que vivemos, as necessidades, crenças e preferências também se alteram totalmente. Ao acompanhar o comportamento do consumidor, a sua empresa será capaz de antever e tomar ações estratégicas de acordo com as mudanças no perfil, considerando as fases de vida, os fenómenos sociais e até a própria concorrência que for surgindo no mercado. 

 

Quer em termos de vendas, quer no desenvolver de uma estratégia de marketing otimizada, a análise do comportamento do consumidor é imperativa. Imagine o que seria criar uma estratégia para alguém que não faz a mínima ideia de quem é, das crenças que tem ou das preferências que o move. Seria mesmo impossível.

 

Assim, consciente da mutabilidade dos dados e da necessidade de um estudo constante do comportamento do consumidor, considere que nesta análise devem ser considerados dados gerais, como género, morada e faixa etária, por exemplo, mas também dados comportamentais, relacionados com a personalidade de cada consumidor.  Neste último campo falamos das causas a que se associa, das atitudes que toma, dos hobbies, da forma de consumo de informação e das preferências em diferentes campos. 

 

Para além destas mudanças internas, que ocorrem nas vivencias naturais do público, temos também as alterações no mercado. Mercado este que é afetado socialmente, economicamente e demograficamente. Novos concorrentes surgem a par de novas inovações e tudo isto fará alterar o comportamento do consumidor e a própria experiência de compra. 

 

Consumidores com mais acesso a informação, mais ligados às marcas e às empresas e com mais possibilidades de usar a voz, são consumidores mais exigentes, mas são também consumidores mais fiéis e mais ligados às entidades com as quais se identificam. 

Experiência de compra e a influência no comportamento do consumidor

Com as constantes mutações no comportamento do consumidor fica cada vez mais difícil fazer um escrutínio da experiência de comprar e entender quais os fatores que precisam de ser melhorados com prioridade. 

 

O processo de decisão de compra inclui fatores emocionais e racionais. Contudo, está comprovado que muitas vezes os fatores emocionais acabam por levar a melhor. Daí que seja tão importante para as estratégias de marketing a criação de empatia no consumidor, atingindo uma relação forte entre o público e a empresa. A ligação emocional é muitas vezes o segredo para o aumento do volume de vendas. Através dela, o consumidor torna-se fiel e provavelmente repetirá a compra, da mesma forma que existe uma maior probabilidade de recomendar a marca a amigos e família. 

 

Para conseguir potenciar a experiência de compra do consumidor é importante que entenda quais os canais mais utilizados por ele. Entenda onde e como é que o seu público gosta de comprar, quais as razões que o levam a finalizar a compra e quais os fatores que o podem fazer desistir da sua empresa e procurar outra opção. Só estando no poder destas informações conseguirá influenciar os consumidores nos seus hábitos de consumo.

 

As funções de análise do comportamento do consumidor e da recolha de dados para evolução da experiência de compra estão habitualmente a cargo dos departamentos de marketing das empresas. Contudo, se ainda não tiver alguém com estas funções na sua empresa, ou considerar atribuí-las a uma agência especializada, pode recorrer à Welink Agencies, uma plataforma com vários parceiros na área da comunicação e do marketing, onde encontrará profissionais com experiência na área do comportamento do consumidor. 

 

Concluindo, conseguimos entender que as relações com o consumidor devem estar assentes numa comunicação bidirecional. Só esta troca de ideias comuns e valores partilhados levará a uma fidelização do público. Para conseguir isto, por sua vez, terá de trabalhar muito na análise do comportamento do consumidor e no potenciar da experiência de compra.

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