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Assessoria de Imprensa: as vantagens para a sua empresa

Assessoria de Imprensa: as vantagens para a sua empresa

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O processo de criação de empatia e relacionamento com os meios de comunicação é longo e exige muito investimento, não só de dinheiro, mas essencialmente de tempo e recursos. Contudo, para uma marca que se quer posicionar positivamente, esta relação é também essencial. A assessoria de imprensa é a componente interna de uma organização responsável por alavancar este relacionamento entre a marca e os diferentes meios de comunicação nos quais procura uma presença significativa. 

 

No que toca ao estabelecer de responsabilidades relativamente a uma entidade ou organização, seja de que cariz for, existem, pelo menos, três opções de adjudicação do serviço. Primeiro, se a sua empresa tiver recursos para tal, pode estabelecer um departamento de assessoria de imprensa, que pode ir evoluindo ao longo do tempo. Outra opção poderá ser contratar um trabalhador freelancer, que preste este serviço mediante o que considerar oportuno para a sua empresa e claro, o que acordar com o profissional. Por último, pode optar por contratar uma agência de comunicação e relações públicas.

 

Esta última poderá trazer algumas vantagens, uma vez que os profissionais nas agências contactam com diferentes realidades de negócio e têm já uma relação estabelecida com diferentes meios de comunicação, relação essa que pode ser muito vantajosa para a sua marca. Se procura uma agência que lhe preste este serviço convidamo-lo a fazer uma pesquisa na Welink Agencies e a encontrar a opção que cabe no seu orçamento e que vai mais de encontro à identidade da sua empresa. 

 

Qualquer que seja o formato que escolher para a assessoria de imprensa da sua marca será, com certeza, positivo, deste que feito considerando os vários parâmetros da ética profissional e de forma a construir uma boa imagem e reputação junto de clientes e leads.  

 

A base da assessoria de imprensa assenta na construção otimizada de relações com os meios, com um objetivo simples e concreto de potenciar a presença da marca nos mesmos. É claro que este é um processo que vai depender de vários fatores e levar o seu tempo. Contudo, a partir do momento em que a sua marca já é considerada como credível e interessante, todo o trabalho se torna mais fácil.

 

Assessoria de Imprensa as vantagens para a sua empresa

 

Em termos práticos, aquilo que o assessor de imprensa fará será estudar o seu mercado, entender quais os assuntos de interesse e difundir press releases pelos meios com contextos editorias de acordo com os seus. Os press releases são comunicados de imprensa, que podem conter informações em formato de texto, imagem ou vídeo e que são o veículo de difusão da comunicação. 

 

A assessoria de imprensa foca-se na transição de informação da sua empresa até aos meios de comunicação, que, por sua vez, chegarão ao público final. Através desta atividade é possível gerir reputações de pessoas singulares ou entidades e dar visibilidade e notoriedade a uma marca de forma orgânica e sem custos de investimento em publicidade associados. 

Vantagens claras da assessoria de imprensa para as estratégias de comunicação e marketing

O poder que as ações de assessoria de imprensa podem ter para a divulgação e criação de notoriedade de uma marca, produto ou serviço é incrível. A realidade é que um simples press release, bem difundido e escrito pode consciencializar uma comunidade sobre um novo lançamento de uma marca, ou qualquer outra informação que o assessor de imprensa queira ver disseminada. 

 

Muitos profissionais de comunicação passaram a sobrevalorizar as ações de marketing digital, em relação aos mecanismos de assessoria de imprensa, mas a realidade é que na Era digital, também a assessoria se reinventou. Com a migração dos meios de comunicação para o online, é necessário que a presença das marcas nestes meios também seja assegurada, através de relações com jornalistas e editores de revistas online e blogs.  

 

Considerando tudo o que foi acima descrito, deixamos três das principais vantagens da assessoria de imprensa para as marcas e para os planos de comunicação e marketing na atualidade. 

Controlar as mensagens difundidas sobre a marca

Ao ter um assessor de imprensa, responsável pelo envio de press releases sobre os assuntos que importam na sua organização, é possível decidir aquilo que será citado, se, efetivamente, existiram citações ou declarações, aquilo que estará em destaque e claro a índole e tamanho do conteúdo.  Ao ter uma equipa que se responsabiliza por esta comunicação, será muito mais fácil controlar aquilo que é exposto nos meios. 

 

A escolha da estratégia a adotar fica, mais uma vez, do lado da marca, que decide o que escrever, o que destacar, de que forma escrever e a quem difundir. 

Aumentar o alcance e confiança nas diferentes ações da marca

Esta é talvez a vantagem mais óbvia, mas não poderíamos deixar de a salientar, uma vez que é também das mais importantes. Contando com uma equipa de assessoria de imprensa, a realidade é que sua empresa poderá contar com um recurso de distribuição de informação que não acarreta custos extra, para além dos humanos, claro. Ao difundir as informações certas estará a construir autoridade e confiança, não só com os meios, mas também com clientes e leads. É claro que um público conquistado terá mais tendência a deslocar-te à sua loja e entrar, ou a visitar o seu site. 

Ajudar a aumentar o SEO e a construção de links

O SEO é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas e mais eficazes para as marcas. Através de determinados mecanismos é possível fazer com que o seu site surja nas primeiras posições do Google de forma orgânica e a assessoria de imprensa pode ser muito útil para isto.

 

Ao incluir blacklinks no press release e se este for publicado em sites relevantes e com autoridade para o Google, também o seu site poderá usufruir desta autoridade e alcançar várias pessoas organicamente. Se uma fonte de informação credível tem um link direto para o seu site, o Google entende que também o seu site tem autoridade e credibilidade e vai colocá-lo numa posição mais vantajosa da pesquisa segundo as suas palavras-chave. Neste caso, os press releases podem ser muito úteis para a criação de uma estratégia de link building

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