Welink Agencies Welink Agencies
criar-website-gratuito

Criar um website gratuito

Welink Agencies

Welink Agencies

Criar um website gratuito

O website é um elemento essencial para o desenvolvimento de uma presença digital. Simboliza o profissionalismo de uma empresa ou de um prestador de serviços independente. Permite-lhe detalhar as suas atividades e atingir um público alvo mais vasto. 

 

 

A criação de um website requer normalmente um grande orçamento, mas também o pode fazer gratuitamente. Se quiser tirar partido desta segunda opção, então este artigo é para si!

É uma boa ideia criar um website "gratuito"?

A noção de gratuito inclui a criação de um sítio que não tenha incorrido em quaisquer custos de alojamento ou de serviço. A escolha oferecida pelos sítios gratuitos é certamente interessante, mas tem as suas vantagens e desvantagens.

Os benefícios

Ter um website gratuito é uma solução vantajosa se lhe faltarem competências no terreno. De facto, criar uma plataforma deste tipo é tão simples como arrastar e largar. Além disso, o software de desenho já oferece "modelos" com diferentes desenhos à escolha.

 

A segunda grande vantagem de um website gratuito é a economia. Ao contrário da criação paga, esta solução é ideal para orçamentos pequenos. Embora os custos de alojamento tenham de ser renovados regularmente, um serviço gratuito permanece permanente ao longo do tempo.

As desvantagens

Na maioria dos casos, as ofertas gratuitas são feitas com o objetivo de levar as pessoas a comprar o produto na sua versão paga. Por conseguinte, ao escolher esta solução, deve esperar um produto que seja insatisfatório em muitos aspetos.

 

Um website gratuito é limitado em termos de personalização. Terá de se contentar em selecionar um dos poucos modelos oferecidos sem poder fazer quaisquer alterações ao estilo geral.

 

Também é impossível trabalhar no aspeto de SEO com um website gratuito. SEO é um elemento importante para subir nos resultados do Google e de outros motores de pesquisa. Além disso, o servidor tem o direito de colocar anúncios em todas as suas páginas.

 

Outra desvantagem do alojamento gratuito é o nome de domínio. Extensões tais como .pt, .com, .ca,... são reservadas para o serviço pago. O URL do seu sítio conterá portanto um subdomínio, uma extensão imposta pelo anfitrião.

Qual é a melhor solução?

A criação de um website gratuito é uma opção, desde que se teste o serviço de uma empresa de hospedagem ou se forme. As limitações de funcionalidade podem dificultar a sua estratégia digital. De facto, é impossível melhorar a visibilidade e o aspeto visual de um website gratuito.

 

A melhor maneira de começar como profissional é optar pela solução paga. Além disso, se investir tempo, pode criar o seu próprio site e prescindir de fornecedores de serviços. Neste caso, só teria de pagar pelo alojamento e pelo nome de domínio. Isto reduziria enormemente as suas despesas.

 

Em alternativa, existem pacotes de software gratuitos que lhe permitem conceber um sítio sem ter de codificar.

Os custos de criação de um website

Se optar por um serviço de alojamento pago, então terá de permitir um certo número de despesas.

Acolhimento

As taxas de alojamento são calculadas numa base mensal, mas são faturadas anualmente. Os serviços variam em função da empresa de acolhimento e do pacote que escolher. Pode alojar o seu website por menos de um euro por mês.

Nome de domínio

A maioria das empresas de hospedagem oferecem um desconto no preço do nome de domínio durante o primeiro ano, quando o site é criado. Com algumas empresas, é mesmo gratuito. Se pagar anualmente, o nome de domínio pode custar menos de um euro. 

 

O preço depende principalmente da extensão que escolher. Nomes de domínio comuns como ".com e .pt" são mais acessíveis em comparação com nomes de domínio mais específicos como ".kitchen, .baby, .restau, etc.".UX

Certificado SSL

Para vossa informação, a posse deste certificado garante a segurança do vosso sítio. O URL não será mais HTTP, mas HTTPS, o "s" que significa "s" seguro. Este protocolo de segurança de dados também deve ser adquirido anualmente, por um mínimo de 7 euros. No entanto, com algumas empresas de acolhimento, este certificado é oferecido gratuitamente.

WordPress, o mais popular

WordPress é um CMS ou "sistema de gestão de conteúdos" para a criação de um website gratuito. Este software é um dos mais famosos graças às suas numerosas funcionalidades que se estão a desenvolver dia após dia.

 

Em geral, quando falamos de WordPress no contexto da criação de websites, estamos a falar do software que pode ser descarregado gratuitamente do WordPress.org. Requer a compra de um nome de domínio e uma subscrição de uma empresa de hospedagem.

 

Existe também o WordPress.com, um serviço que oferece uma solução tudo-em-um: CMS, alojamento, nome de domínio. Esta segunda solução não é recomendada para aqueles que querem beneficiar de todas as características da ferramenta.

Os benefícios

Uma das razões para o sucesso do WordPress (WordPress.org) é que ele é completamente gratuito. Além disso, a maioria das plataformas de hospedagem já oferecem uma opção de instalação com um clique. O design é mais fácil com este software. Oferece muitos temas personalizáveis que lhe permitem jogar livremente com os visuais. 

 

O WordPress também tem milhares de plug-ins. Pode utilizá-los para adicionar várias características ao seu sítio web ou sítio de comércio electrónico. Com estes plug-ins, pode, por exemplo, instalar uma loja online, um sistema de pagamento ou registo, um formulário de contacto, etc.

As desvantagens

Com WordPress.org, algumas coisas têm de ser feitas manualmente. Tem de fazer cópias de segurança, atualizações, etc. você mesmo.

E quanto ao WordPress.com?

A vantagem do WordPress.com é o serviço tudo-em-um que oferece. Oferece também um pacote gratuito de criação de websites. No entanto, isto é muito limitado em termos de funcionalidade e armazenamento. 

 

Além disso, os melhores desenhos nos "modelos" são todos pagos. Note também que com esta ferramenta, ao contrário da versão do WordPress.org, o código fonte é inacessível se precisar de o modificar.

Outras plataformas livres mas limitadas

Ainda tem dúvidas sobre a eficácia do WordPress? Em seguida, consulte estas outras plataformas para criar facilmente um sítio web gratuito.

Wix

Se escolher o pacote pago, irá beneficiar de várias centenas de temas personalizáveis. Além disso, esta possibilidade de personalização infinita é o maior trunfo da Wix.

 

Na sua versão gratuita, o CMS permite-lhe criar um site, mas a escolha do nome de domínio caberá à plataforma. Também será limitado em termos de certas características.

Webself

O próprio website é provavelmente um dos melhores CMS franceses para criar um website gratuito. De facto, o serviço é quase tão rico em características como os pacotes pagos. O pequeno inconveniente é que o número de páginas é limitado a cinco.

 

Na versão paga, a própria Web oferece uma vasta gama de temas por onde escolher. Mas, por outro lado, a possibilidade de personalização é reduzida em comparação com os serviços de outros CMS.

Weebly

Criar um website com a Weebly é muito fácil graças a uma série de ações de arrastar e largar. Destinado às pequenas empresas, o software é ideal para desenhos simples e modernos. Weebly está disponível como uma versão gratuita, mas como com outros CMS, esta opção está incompleta. 

 

Se quiser criar um negócio de comércio eletrónico, deve escolher o serviço pago.

Conclusão

Qual CMS escolher para criar o melhor website gratuitamente? Através das pequenas descrições de ferramentas neste artigo, pode deduzir uma resposta a esta pergunta. WordPress.org é sem dúvida o melhor software, porque além de ser gratuito, oferece dezenas de milhares de modelos personalizáveis para a criação de websites. 

 

No entanto, deve ser lembrado que para criar um website com esta ferramenta, é necessário ter um nome de domínio e um serviço de alojamento. 

 

Outros CMS, tais como WordPress.com, Wix, Webself ou Webly têm versões gratuitas, mas estas estão incompletas. Estes não são recomendados se quiser realmente trabalhar na sua visibilidade e apresentar-se como um profissional.

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies