Welink Agencies Welink Agencies
ferramentas-designer-grafico

Quais são as ferramentas essenciais do designer gráfico?

Welink Agencies

Welink Agencies

Quais são as ferramentas essenciais do designer gráfico?

Qualquer profissional de design gráfico que valha a pena saber que é impossível utilizar as suas capacidades sem as ferramentas certas quando se trata de um designer gráfico. Especialmente quando se trata de começar no mundo profissional, oferecer qualidade aos seus clientes requer, acima de tudo, bom equipamento. Aqui estão os elementos essenciais para um designer gráfico.

Lápis de papel e de cor

Se pensa que o desenho com papel e lápis de cor se tornou um método "já feito", está completamente errado! Apesar da digitalização da profissão e da disponibilidade de vários softwares de desenho gráfico, estes acessórios continuam a ser imperativos.

 

Em geral, é sempre mais fácil colocar a sua imaginação no papel do que num ecrã. Pode, portanto, desenhar manualmente o que tem em mente e depois colorir na renderização geral da obra. 

 

Além disso, se não estiver inspirado, rabiscar um pouco no papel pode por vezes levar a grandes feitos.

 

Outra vantagem do duo de caneta e papel é a sua praticidade. Alguns artistas (incluindo você) preferem sair das suas próprias quatro paredes para se inspirarem: vão ao parque, sentam-se algures junto ao mar, etc. Estes lugares são verdadeiros impulsionadores da inspiração. 

 

Estes lugares são verdadeiros impulsionadores da motivação, mas o problema é que nem sempre são convenientes para os computadores. É em tais condições que terá de retirar as famosas ferramentas gráficas de papel e lápis. 

 

As ideias serão então preservadas num meio físico e tudo o que restará a fazer é reproduzi-las uma vez de volta ao escritório.

 

Finalmente, a vantagem de usar papel é que ganhará em concentração. Estará longe das notificações perturbadoras que surgem constantemente nos ecrãs ligados. 

 

Claro que este não será o caso para todo o projeto, mas pelo menos para uma boa parte do mesmo.

Um monitor adequado

Que computador para um designer gráfico? A resposta a esta pergunta frequentemente colocada reside em grande parte na escolha do monitor. Isto é bastante óbvio quando se considera que o ecrã é o recreio de um designer gráfico.

 

Quando se trata de monitores, muitos profissionais recomendam máquinas Apple. A qualidade dos produtos da Apple é indiscutível.

 

No entanto, existem também produtos da Benq e Eizo, que também são suficientemente poderosos para a profissão de design gráfico. Estas marcas devem suportar qualquer software de desenho gráfico da sua escolha.

 

O tamanho é também um critério importante para a escolha de um bom monitor. Idealmente, um ecrã de 27 polegadas deveria ser suficientemente grande para evitar restrições de espaço durante as horas de produção. Quanto maior for o ecrã, mais confortável se sentirá.

 

Quanto aos aspectos mais técnicos, teremos de olhar para a laje do computador. 

 

Para sua informação, o painel é um componente cujo papel é exibir imagens, criar vídeos e textos no ecrã. Este dispositivo é concebido de acordo com diferentes tecnologias: IPS, TN ou VA. Mas no mundo dos gráficos, estamos mais orientados para os painéis IPS.

 

Neste negócio, uma boa resolução é mais do que opcional. A resolução mais recomendada até agora é 4K Ultra HD com, naturalmente, uma placa gráfica correspondente.

 

Para optimizar o conforto e a produtividade, é também aconselhável ter um segundo ou mesmo terceiro monitor. Estes monitores extra permitir-lhe-ão manter um olho em vários trabalhos ao mesmo tempo. 

 

Por exemplo, pode verificar a sua caixa de entrada sem ter de restringir a sua área de trabalho.

A pastilha gráfica

Como o trabalho de um desenhador gráfico é principalmente desenhar e editar imagens, é muito mais confortável usar uma caneta do que um rato. Esta é a primeira razão pela qual é recomendada a utilização de uma pastilha gráfica. 

 

Permitir-lhe-á ser muito preciso no seu trabalho. Ficará mais confortável, como se estivesse a desenhar no papel com um lápis.

 

Para além do interesse que este material traz na qualidade das suas criações, também lhe permite ser mais produtivo. Tudo o que tem de fazer é ligá-lo ao seu software de desenho ou aplicação de desenho gráfico para o utilizar.

 

Note, contudo, que nem todas as pastilhas oferecem o conforto e a qualidade que se procura. Há algumas coisas a ter em mente para evitar a obtenção de um produto para amadores.

 

Em princípio, os desenhadores gráficos profissionais preferem comprimidos com um ecrã. Os modelos com um ecrã são mais práticos no sentido em que é possível ver os desenhos no dispositivo. 

 

O seu pequeno inconveniente é que algumas das cores apresentadas no ecrã são um pouco diferentes das do ecrã do computador. Ao contrário destes modelos, com tablets sem ecrã, é difícil desenhar, pois é preciso olhar para o computador enquanto se desenha.

 

No que diz respeito ao tamanho do dispositivo, não se esqueça de olhar para o tamanho da área de trabalho (e não para o tamanho do comprimido!). O tamanho mínimo recomendado é de 20 cm de largura, mas são sempre preferidas áreas maiores.

Um bom meio de armazenamento

Mesmo que utilize apenas software de conceção de logótipos, o espaço de armazenamento interno do seu computador nunca será suficiente. 

 

Além disso, é sempre mais seguro ter cópias dos seus ficheiros noutro lugar do que no seu PC. Se o seu disco rígido alguma vez falhar, a recuperação dos seus dados pode ser difícil ou impossível.

 

Quais são então as alternativas de armazenamento? Na realidade, a forma mais segura é fazer o backup de ficheiros em múltiplos suportes.

 

Alguns profissionais escolhem a nuvem para armazenar os seus dados. O armazenamento online é de facto uma boa ideia, desde que a ferramenta seja paga, uma vez que as versões gratuitas destas aplicações não são seguras.

 

O que há de especial neste sistema é que pode aceder aos seus ficheiros a partir de qualquer dispositivo.

 

Faça também cópias num stick USB e tenha cuidado para não o perder. O tamanho de um pau é simultaneamente uma vantagem e uma desvantagem: é fácil de transportar, mas também pode ser facilmente perdido ou danificado.

 

Os discos rígidos externos são também uma boa solução, devido ao espaço de armazenamento que oferecem. Além disso, ao contrário dos paus USB, eles têm poucas hipóteses de se perderem.

Software de desenho

Já não é notícia, quem diz design gráfico diz software. Sim, mas qual é o melhor software? Deve saber que nem todos os desenhadores gráficos precisam do mesmo software. As suas necessidades variam de acordo com a sua especialidade.

Adobe Photoshop

Provavelmente um dos softwares de desenho gráfico mais conhecidos, o Adobe Photoshop é um software de edição de fotografia. É uma ferramenta comum em todos os campos: web, impressão, fotografia, ou mesmo edição de vídeo. 

 

O Adobe Photoshop permite-lhe analisar, compor e manipular imagens. Está disponível apenas como uma versão paga, mas é oferecido um período experimental de um mês no website oficial.

Adobe Illustrator

Este seria provavelmente o mais recomendado se pedisse conselhos aos profissionais sobre um bom software de desenho de logótipos. 

 

A sua simplicidade torna muito fácil a criação de elementos vetoriais, e isto é o que mais apela aos designers gráficos sobre esta ferramenta. Para além dos logótipos, Adobe Illustrator é também ideal para a criação de gráficos de design, banda desenhada e fontes.

Adobe After Effect

Adobe After Effect é a derradeira ferramenta de desenho de movimento, permitindo-lhe animar imagens e criar efeitos especiais ao mesmo tempo. Para desenhadores gráficos especializados na criação de vídeo, é quase impossível prescindir desta ferramenta.

Adobe Indesign

Está ou pretende imprimir? Adobe Indesign irá ajudá-lo com o layout. 

 

Muitas vezes complementa software de edição criativa e fotográfica, uma vez que o conteúdo criado a partir destas ferramentas será então integrado no mesmo documento através do Adobe Indesign.

Conclusion

Antes de se oferecer como profissional, deve antes de mais ter o equipamento certo. Se estiver bem equipado, poderá facilmente desenvolver a sua criatividade, ganhar em conforto, aumentar a sua produtividade, mas acima de tudo, poderá oferecer um trabalho de qualidade. 

 

Fornecemos-lhe os instrumentos para o conseguir, tudo o que tem de fazer é comprá-los. E um último conselho, prefiro sempre investir em ferramentas pagas apesar da abundância de software gratuito de design gráfico online!

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies