Welink Agencies Welink Agencies
gestor-de-projeto-digital

O que é que faz um gestor de projeto digital?

Welink Agencies

Welink Agencies

O seu papel é, portanto, supervisionar o projeto digital do início ao fim, e acompanhar o progresso, verificando regularmente com as equipas de criação, marketing e desenvolvimento e certificando-se de que estão a comunicar entre si. 

 

Para além da fase final do projeto - quer se trate da publicação de um website ou da criação de uma plataforma de comércio eletrónico, por exemplo - o trabalho do gestor do projeto digital não está terminado. Uma das suas funções é também acompanhar e registar os resultados da implementação do projeto: como se está a sair bem com os clientes, se tem sucesso na conversão de chumbo, se cumpriu os objetivos que lhe foram estabelecidos na fase de conceção, etc. 

Rumo à digitalização

É importante notar que a implementação bem sucedida de qualquer tipo de mudança para o digital, tal como a digitalização de ficheiros de clientes numa empresa, depende crucialmente do trabalho de um gestor de projeto digital competente.

 

Por conseguinte, são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer negócio em qualquer indústria, uma vez que as transições digitais se tornaram a norma e espera-se que as empresas acompanhem o número crescente de novas tecnologias e a rápida taxa de rotação do conhecimento, como resultado de uma inovação consistente.

 

Um gestor de projeto digital deve, portanto, estar familiarizado com software de gestão de projetos, estratégias digitais, tendências em linha, e ferramentas de comércio eletrónico, para citar alguns, e espera-se que implemente com sucesso diferentes estratégias para um objetivo específico em colaboração com a sua equipa. 

 

Uma das razões pelas quais uma mudança para o digital é tão importante são as portas que se abrem para uma empresa, quer seja um profissional independente, uma pequena organização com uma dúzia de empregados, ou uma empresa já estabelecida. A inovação nas estratégias digitais não parece que vá parar em breve, o que significa que se espera que as empresas acompanhem este panorama em rápida mudança e se adaptem a novos códigos todos os dias. O papel do gestor do projeto digital é crucial neste sentido, uma vez que se certificaram de que a empresa está a acompanhar estes desenvolvimentos e a utilizar as ferramentas adequadas para o fazer.

 

No final do dia, uma empresa é a principal responsável pela satisfação dos seus clientes - e com a mudança no comércio e nas tecnologias de comunicação vem invariavelmente uma mudança nas expectativas dos clientes. 

Interação empresa-cliente

Embora talvez indiretamente, o gestor do projeto digital desempenha um papel significativo para influenciar a relação entre uma empresa e os seus clientes, tanto prospetivos como existentes. Uma vez que asseguram a gestão e implementação bem sucedida de um determinado projeto, estão também a responder às exigências da base de clientes da empresa, estabelecendo um prazo, conceptualizando um projeto que eventualmente leva a uma maior satisfação do cliente, e utilizando as estratégias certas para dar prioridade à experiência dos clientes na sua interação com os serviços da empresa. 

 

Como tal, um gestor de projeto digital adapta as suas operações não só de acordo com os pedidos da empresa, mas também, e talvez mais importante, com os dos seus clientes. Nos casos em que um projeto digital é especificamente realizado para um cliente, como no caso de uma agência digital que cria um website ou uma aplicação móvel para uma empresa externa, o gestor de projeto terá de lidar com as exigências e prazos muitas vezes pouco razoáveis estabelecidos por um cliente que normalmente não está familiarizado com as realidades da realização de um projeto digital e com a quantidade de tempo e recursos que entram na sua execução bem sucedida.

Este é um exemplo em que o gestor de projeto digital está em contacto direto com o cliente, e é responsável por o informar sobre o projeto e estabelecer prazos adequados. Acima de tudo, é importante lembrar que a implementação fluida e bem sucedida de um projeto digital requer flexibilidade, comunicação constante com a equipa de execução, e um interesse vivo e genuíno em responder às necessidades dos clientes.

 

Um gestor de projeto digital é, neste sentido, responsável por supervisionar todo o trabalho árduo que decorre nos bastidores de uma campanha publicitária bem sucedida, um website bonito e funcional, uma plataforma de comércio eletrónico, ou qualquer outra coisa que melhore a execução das operações online da empresa. 

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies