Welink Agencies Welink Agencies
Gestor de tráfego: Qual é o seu trabalho?

Gestor de tráfego: Qual é o seu trabalho?

Welink Agencies

Welink Agencies

Tratando de várias questões de gestão de tempo, gestão de projetos, organização de tarefas, e mesmo de serviço ao cliente, um gestor de tráfego assegura frequentemente a execução simultânea de vários projetos em paralelo, indo e vindo regularmente da sua equipa para os seus clientes. 

 

A delegação de tarefas e a gestão do tempo são elementos cruciais no trabalho de um gestor de tráfego, uma vez que lhes compete distribuir as tarefas entre a equipa criativa ou de marketing e medir um calendário aproximado para o desdobramento e desenvolvimento do projeto em questão. Há várias partes envolvidas num único projeto, incluindo os clientes ou as partes interessadas, a equipa que entrega o projeto, e a gestão da empresa. Portanto, há vários elementos a que um gestor de tráfego responde, e eles precisam de assegurar que o projeto satisfaz as expectativas e prazos dos clientes e da equipa de gestão, distribuindo as tarefas de uma forma eficiente e funcional. 

 

Entre as principais responsabilidades de um gestor de tráfego em termos de estratégias de comunicação, está a otimização de um website ou de uma plataforma digital, de modo a que o tráfego seja aumentado e os leads sejam convertidos com sucesso em clientes ou assinantes pagantes de um serviço. Dependendo do tipo de negócio, da marca, da indústria, e dos serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa, um gestor de tráfego é responsável pela implementação das estratégias de marketing digital adequadas, de modo a aumentar a probabilidade de a base de clientes alvo se transformar de meros visitantes para clientes reais.

 

O gestor de tráfego contribui para o desenvolvimento de qualquer projeto deste tipo, e subsequentemente supervisiona a realização atempada de cada uma das diferentes etapas necessárias para chegar ao objetivo de conversão.

 

Muitas vezes, estratégias digitais eficazes como a Otimização da Taxa de Conversão (CRO), Pay-Per-Click (PPR), e Search Engine Optimization (SEO) são levadas a cabo pela equipa de marketing do projeto de acordo com as necessidades e requisitos específicos dos clientes e/ou dos interessados. A função do gestor de tráfego é então contribuir para o planeamento do projeto, bem como assegurar a sua execução, mantendo um contacto estreito com os membros da sua equipa e os clientes da empresa, supervisionando assim toda a infra-estrutura do projeco e mantendo-se atento ao seu progresso. 

 

Um gestor de tráfego terá por vezes de fazer uma chamada difícil, caso o tempo ou os recursos sejam um problema, e colocar os pés no chão se um cliente solicitar um prazo não razoável ou tomar a decisão de reorientar o projeto se achar que não está a decorrer de acordo com o plano inicial. Há muitas nuances nas responsabilidades globais de um gestor de tráfego, e um gestor de tráfego qualificado não só terá as necessárias competências de marketing digital e liderança, como também será competente na gestão de um grupo de pessoas e na direção de um projeto, fazendo uso de excelentes competências de gestão de tempo e organização.

 

Os gestores de tráfego também possuem grandes capacidades de relacionamento, colaboração e comunicação, que põem em prática nas suas interações tanto com os membros das suas equipas como com os seus clientes. 

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies