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Instagram: Guia para a rede social mais utilizada

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Instagram: Guia para a rede social mais utilizada

O que é o Instagram? Como é que funciona? Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, o Instagram é hoje uma das redes sociais mais famosas. Mas esta plataforma é também um trunfo importante para a promoção de empresas.

 

Os utilizadores das redes sociais conhecem os benefícios da presença de uma empresa nestas redes. No entanto, em termos de marketing, a plataforma Instagram é a favorita devido ao seu conceito visual. Cerca de 40% dos clientes responderam mesmo melhor à informação visual do que à informação escrita.

 

Embora o Instagram exista há anos e seja extremamente popular, alguns utilizadores não dominam totalmente as características desta aplicação fotográfica gratuita. Especialmente porque os filtros nem sempre são fáceis de utilizar. 

 

Antes de começar e começar a mexer nas várias opções, terá de compreender como funciona a aplicação. Saiba mais sobre o Instagram neste artigo.

O que precisa de saber sobre o Instagram?

Lançada em 2010 no iOS, o Instagram é uma rede social baseada na partilha de fotos e vídeos. Também lhe permite seguir utilizadores locais ou globais, dependendo dos seus objetivos. 

 

A rede social Instagram também lhe dá a possibilidade de conversar em mensagens privadas com os seus amigos, bem como de gostar e comentar as suas mensagens. Também se podem publicar histórias. 

 

Existem muitas outras características como a criação de colagens, hyperlapes, Gifs animados, para ainda mais criatividade e entretenimento.

Instagram em números

Instagram é uma aplicação conhecida pelos seus filtros. Foi criada por Kevin Systrom e Mike Krieger, e mais tarde adquirida pelo Facebook.

 

Desde a sua criação, o Instagram tem vindo a publicar estatísticas impressionantes. Aqui estão os números-chave sobre o Instagram de acordo com a Statista. Este é um portal em linha alemão que oferece estatísticas de dados do instituto, pesquisas de mercado e sondagens de opinião, bem como dados do sector económico.

  • 1,221 mil milhões de utilizadores ativos mensais em 2021;
  • 500 milhões de utilizadores activos diários em 2019;
  • Mais de 100 milhões de fotos e vídeos são publicados diariamente no Instagram;
  • Mais de 200 milhões de Instagrammers visualizam pelo menos uma marca ou perfil empresarial;
  • 90% das contas seguem um negócio na Instagram;
  • 25 milhões de empresas têm uma conta Instagram;
  • 7 em cada 10 hashtags são patrocinados na Instagram;
  • 4,2 mil milhões de "gostos" são contados todos os dias.

Isto faz do Instagram uma das redes sociais mais utilizadas, com 500 milhões de utilizadores todos os dias. 51% destes utilizadores têm entre 25 e 34 anos de idade.

Porquê usar Instagram?

O conceito de Instagram é baseado em fotos e vídeos. Sem ter de utilizar uma câmara, pode tirar fotografias no seu smartphone, aplicar um filtro e publicá-las na aplicação.

 

Além disso, pode utilizar o Instagram como "espreitador". Isto significa que pode seguir os seus amigos ou as notícias de muitas celebridades ou empresas.

 

No entanto, é especialmente interessante poder utilizar o Instagram como plataforma publicitária.

Como utilizar o Instagram para o seu negócio?

Se já é um utilizador do Instagram, então pode ver como é bom acompanhar a sua contagem de seguidores e o seu envolvimento. Depois pode começar a aproveitar o seu perfil profissional Instagram para gerar novas pistas. Descubra abaixo como utilizar corretamente o Instagram como uma ferramenta de negócios.

  • Colocar fotografias regularmente: basta ser regular nas suas atividades, colocando fotografias ou vídeos. A frequência de publicação deve ser pelo menos 2-3 vezes por semana.
  • Interagir com a sua comunidade: é muito importante ser reativo e responder aos comentários de modo a estar mais próximo da sua comunidade.
  • Usar publicidade: esta é uma funcionalidade paga que poderia garantir a sua visibilidade. Patrocinar os seus postos ajudará o seu negócio a arrancar, visando o seu público.
  • Marcar outras pessoas no seu post: marcar contas mais famosas ajudará as suas fotografias a serem retransmitidas às suas próprias comunidades.
  • Reagir às fotografias de outras pessoas: dar "gostos" aos posts de outros utilizadores também é ótimo para lhe conseguir mais subscrições. Isto é essencial para o seu negócio.

Quais são os benefícios?

Há muitos benefícios na utilização do Instagram. Em particular, irá beneficiar-vos:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca;

  • Aumentar a taxa de conversão no seu website para vendas online;

  • Melhore o compromisso da sua marca através de postagens e partilhas;

  • Aumente o número de vistas das suas fotografias;

  • Redireccione os seus seguidores para o seu website.

As imagens permeiam grande parte da interação social. É tão simples como tirar uma foto rápida para partilhar com um amigo ou passar alguns minutos a navegar em feeds de notícias cheios de fotos e vídeos. 

 

A medida em que o conteúdo visual está a crescer nas redes sociais é particularmente evidente no Instagram. As marcas procuram, portanto, ativamente explorar melhor os benefícios do Instagram.

Como tornar a sua conta mais atrativa?

Precisa de uma conta Instagram única e atraente? Descubra aqui cinco regras de ouro a seguir para alcançar o seu objetivo.

Regra 1: Definir uma linha editorial

Quer seja uma conta de moda, fitness, beleza, receitas, viagens, ou humor, terá de definir uma linha editorial para obter uma imagem mais clara da sua conta Instagram. 

 

É claro que também deve variar os seus cargos para evitar que o seu público perca o interesse.

Regra 2: Criar uma alimentação harmoniosa

Como funciona o Instagram? Como deseja que o seu feed Instagram apareça? 

 

Para tornar o seu projeto uma realidade, é necessário estabelecer uma coerência entre os seus cargos, a sua atividade principal e a sua linha editorial. Utilize também códigos de cores com o mesmo brilho e contraste que o seu filtro. Assim terá compreendido, o visual é um elemento muito importante.

Regra 3: Publicar fotografias de qualidade

Como o Instagram se baseia principalmente em imagens, recomenda-se a boa qualidade das fotos.

Regra 4: Ser criativo

Seja criativo e proponha conteúdos divertidos e de qualidade relacionados com a sua marca. Ser original é a base para uma boa visibilidade!

Regra 5: Manter-se relevante e regular

Um último conselho, seja regular nos seus postos a fim de alimentar a sua alimentação Instagram e criar ligações com o seu público.

  • Tempos de afixação:

Escolha quando os seus seguidores estão ativos para publicar o seu conteúdo.

  • Hashtags em legendas:

Use hashtags populares relacionadas com o seu post para ajudar a tornar o seu Instagram mais atrativo. Pode usar ferramentas para escolher os seus hashtags tais como Hashtagify, Sprout social ou Tabboard.

  • Geolocalização

Terá de escolher cuidadosamente a sua geolocalização para posicionar a sua fotografia num local específico onde as pessoas o possam visitar. Por outro lado, se for um Instagrammer irregular, será muito difícil manter a sua comunidade leal.

Para concluir

A rede social Instagram é um instrumento de comunicação que não só é divertido para os assinantes, mas também essencial para as empresas. Assim, para melhor utilizar e explorar Instagram, todas as dicas apresentadas neste ficheiro permitir-lhe-ão eventualmente ter sucesso na sua comunicação sobre esta plataforma.

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