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Deve investir em publicidade online?

Deve investir em publicidade online?

Artigo escrito pela Tau Tau Agencies.

 

Sim, a publicidade online não só traz resultados mais rápidos a um negócio, como também, com pouco investimento, se consegue sempre algum retorno.

 

Com o desenrolar de um novo panorama global, em que a maioria dos consumidores passaram a optar pela compra online e utilizam constantemente as redes sociais, a aposta em publicidade online passou a ser uma das principais estratégias de vendas das empresas.

 

Mas o que é a publicidade?

A publicidade é a ação de captar a atenção do consumidor para uma ideia, marca, empresa, pessoa, produto ou serviço através de todos os canais offline e digitais. Considera-se também que a publicidade é uma mensagem paga da empresa, com o intuito de influenciar o seu consumidor a comprar ou adquirir um produto/serviço.

 

Uma boa publicidade tenta seguir e preencher todos os requisitos da sigla AIDMA. Esta sigla contém os seguintes termos: captar a Atenção do consumidor; despertar o Interesse pelo que se está a vender; criar um Desejo ou uma necessidade de compra; estimular à retenção do produto na Memória e por fim, a Ação de adquirir o produto.

 

Com um mercado cheio de opções e escolhas, a publicidade tem servido para destacar marcas que invistam neste meio. O consumidor tem maior tendência em comprar algo de que se lembra ou quando tem alguma necessidade, sendo que é nesse momento que a utilização da publicidade se torna imperativo para o sucesso da empresa.

 

Publicidade Offline VS Publicidade Online

Apesar de atualmente vivermos numa aldeia global, a publicidade offline ainda consegue impactar a maioria da população, através da publicidade em outdoors, televisão, rádio, jornais, revistas e telemarketing, considerados mais meios tradicionais.

 

Tanto a publicidade online como a publicidade offline são os principais métodos para cativar o público à compra de um produto/serviço, mas ambas são muito distintas, tanto no método de planeamento e desenvolvimento, no público-alvo, no budget e principalmente, nos resultados.

 

A pandemia fez com que todos os negócios, inclusive os investimentos em publicidade offline diminuíssem e que o mundo da publicidade online conseguisse crescer, sendo considerada uma das melhores e mais eficazes estratégias para uma marca chegar ao seu público-alvo e conectar-se rapidamente com o seu consumidor.

 

Um estudo da Magna, estima que só num ano, a publicidade em meios tradicionais irá recuar 18% e que a publicidade online irá representar mais de 30% do mercado total em 2021, sendo assim possível a recuperação do investimento publicitário.

 

Sendo possível comparar os dois tipos de publicidade, as principais vantagens da publicidade online são:

 

  • O alcance é mais elevado, devido à propagação da internet a um nível global; 
  • A segmentação do público é feita mais facilmente e rapidamente;
  • A cobrança é feita consoante os resultados que se queiram obter;
  • A medição de resultados é apurada de forma mais eficaz e certa possibilitando a avaliação correta do ROI;
  • A publicidade online possibilita com que os pequenos negócios se tornem mais competitivos na divulgação da sua marca e dos seus produtos/serviços.

Já a publicidade offline tem como principais vantagens:

  • A credibilidade creditada à publicidade offline ainda é mais elevada que na publicidade online;
  • A segmentação do público não é tão definida e objetiva;
  • O anúncio pode ser mais impactante, sendo visto constantemente;
  • A retenção de um anúncio na memória é mais fácil.

 

Podemos ainda analisar as principais desvantagens entre os dois tipos de publicidade. A publicidade online, tem como principais desvantagens: existência de muitas zonas no mundo em que não há acesso à internet; o público tradicional ainda é difícil captar para o uso das redes sociais e por fim, a não utilização dos 5 sentidos em pontos de venda estratégicos. A publicidade offline, tem como principais desvantagens: pode ser vista como intrusiva, devido à sua constante repetição; é difícil definir e quantificar métricas e o seu alcance; o valor investido é superior ao investimento feito em publicidade online e torna-se difícil criar constante interação entre a marca e os seus consumidores. 

 

A escolha da utilização da publicidade online e/ou offline dependem do tipo de produto/serviço que uma marca esteja a vender, por exemplo, as marcas de carros tendem a optar por outdoors e anúncios de televisão, enquanto que as marcas de joias e roupa, optem pela sua promoção e divulgação nas redes sociais e Google Ads.

 

Conclusão

Tens aqui uma das principais ferramentas para melhorar o teu negócio, a publicidade. Procura ser criativo com os teus anúncios, ter objetivos definidos para cada publicidade e investimento, de forma a criares bons resultados e fiáveis. Aproveita para adaptares o teu negócio a estas estratégias e a também conseguires usufruir das vantagens da publicidade offline, de forma a potencializares os teus investimentos e captares um maior número de possíveis clientes.

 

Se precisares de ajuda a implementar estas estratégias ao teu projeto ou de um especialista em Marketing Digital, podes contar connosco. O teu sucesso dita o nosso sucesso.

 

Atreve-te!

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Artigo escrito pela Tau Tau Agencies.

 

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