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A importância logótipo e da Identidade Visual

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A criação e implementação de uma empresa é um processo que requer várias e muito distintas etapas. Uma das mais importantes de todo o procedimento é, sem dúvida, a definição da identidade visual, em especial do logótipo. Este item gráfico e visual será a forma imediata de reconhecimento da marca ou empresa, daí que a sua escolha seja algo ao qual se deve dedicar tempo e atenção. 

 

A equipa responsável pela criação da marca começará por definir a missão, identificar os valores e estabelecer a forma de estar e agir global da empresa. Depois disso, seguem-se os inúmeros processos burocráticos, de comunicação e muito mais, que vão sempre depender do produto, ou serviço que é oferecido. A dificuldade sobre a qual nos debruçamos neste artigo é a forma como conseguirá representar tudo isto em imagens, cores e formas, que em conjunto vão criar a identidade visual da sua empresa. Dentro da identidade visual, o logotipo será o primeiro contacto do público com a sua marca, por isso deve ser capaz de transmitir tudo o que a sua marca é, oferecer e representar. 

 

Esta definição surge da necessidade de representatividade das empresas dentro do mercado onde atuam. Ao ter uma identidade visual definida e clara, a sua marca vai ser facilmente identificada, criando notoriedade que, com certeza, vai trazer resultados de reconhecimento e de negócio, junto do público-alvo e dos vários stakeholders. O objetivo será sempre que, através da identidade visual e do logótipo, a marca se destaque no mercado e entre os concorrentes, sendo lembrada como uma referência sempre que o consumidor pensar em adquirir o seu produto ou serviço. 

Compreenda o que é a identidade visual de uma empresa

Como o próprio nome indica, a identidade visual será a representação visual da sua marca junto dos diferentes públicos e dos consumidores. Trata-se de um conjunto de elementos, que se vão agrupar de forma harmoniosa e sistematizada e vão representar tudo aquilo que uma empresa significa. Incluindo o nome, a missão, os valores, o conceito, a visão e claro, o produto ou serviço oferecido pela mesma.

 

Imaginemos que criou uma empresa de chocolates. Já pensou na quantidade de marcas que vendem chocolates? Quer a nível nacional, quer a nível internacional. Considerando isto, o processo de diferenciação e destaque pode ser mais complexo do que parecia inicialmente. É claro que o produto será sempre o mais importante em termos de criação de valor no mercado, mas uma forte identidade visual pode ser uma grande mais-valia neste ponto.

 

A identidade visual, criada por equipas de profissionais de design e comunicação em conjunto com a gerência da empresa, farão com que esta seja única entre os demais concorrentes. Assim, ao ter um logótipo singular, uma linguagem própria e os demais elementos de identidade visual bem definidos, conseguirá que a sua marca seja facilmente identificada pelos consumidores, fornecedores, funcionários e parceiros. 

 

O manual de identidade visual, um documento criado pela empresa ou equipa de design e comunicação que o ajudar neste processo, será o seu guia para conseguir direcionar toda a equipa interna da marca na direção que definiu para a empresa. Assim, vai conseguir evitar falhas nas várias e diferentes vezes que terá de utilizar o logótipo e a identidade visual. Poderá optar até por colocar a equipa de design e comunicação em contacto com os seus funcionários, passando-lhes um briefing detalhado, para ter a certeza de que nada falhará e que todos estarão a trabalhar no mesmo sentido. Relembramos que pode encontrar esta equipa na Welink Agencies, através de uma pesquisa rápida, intuitiva e simples. 

 

Agora que compreendeu o que é, efetivamente, a identidade visual e que já reconheceu a sua importância na criação de uma nova empresa, passamos a focar-nos no logótipo. 

O logótipo e a sua importância numa empresa

Se está no processo de criação de uma empresa achamos muito difícil que este termo lhe seja completamente estranho. Acreditamos que saiba que o logótipo é aquele elemento que representa uma marca em pleno e que acaba por acompanhá-la em tudo, nos produtos, nos serviços, no merchandising, nas instalações…como dissemos, em tudo. Aquilo que queremos que entenda é que um logótipo que represente a sua marca de forma eficiente, pode ser muito mais do que isto, pode ter um poder de visibilidade e notoriedade inigualável. 

 

O termo logótipo é muito utlizado por profissionais da comunicação, do marketing, da publicidade e do design, uma vez que é trabalhado e, maioritariamente utilizado pelos profissionais destas áreas. O logótipo vai adotar elementos visuais ou gráficos que, pura e simplesmente vão espelhar a marca a identificá-la de imediato. Os elementos a que nos referimos podem ser conjuntos de símbolos, grafismos, formas, letras ou números, e juntam-se com o objetivo de transmitir toda a identidade de uma empresa, e aquilo que ela pretende significar para o seu mercado de atuação.   

 

Sabemos que os investimentos são muitos e que pode não ser fácil deixar algum budget de lado para investir na criação de um logótipo. Contudo, queremos alertar para a importância deste investimento. Pense connosco, o logótipo vai ser a representação visual e mais vista da sua empresa, vai funcionar como uma assinatura permanente. É através do logótipo que a sua marca será reconhecida pelos públicos e até pela concorrência. Assim sendo, vai querer transmitir o máximo de profissionalismo, credibilidade e seriedade possível, correto? A realidade é que só conseguirá isto com algum investimento, principalmente numa equipa experiente, criativa e que com o profissionalismo necessário, fará elevar o seu logótipo a outro nível. 

 

A identidade visual de uma empresa, e o logótipo em específico, são elementos com um impacto muito forte no sucesso ou insucesso de uma marca, seja qual for o seu mercado. Estes elementos farão com que a marca esteja presente e não seja esquecida, e por isso a sua criação e desenvolvimento devem ser levadas com seriedade, assertividade e, acima de tudo, com o pensamento fora da caixa.  

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