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A relação entre estratégia de marketing e comportamento do consumidor

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A relação entre estratégia de marketing e comportamento do consumidor

A análise do comportamento do consumidor é uma das ferramentas mais importantes para que estratégias de marketing eficazes sejam estabelecidas. Mais do que estruturar um plano de vendas e otimizar processos de compra, é necessário que cada marca veja o seu produto ou serviço da pele do cliente, entendendo assim a forma de agir e pensar dos consumidores. 

 

Em cada início de relação entre consumidor e marca existe um gatilho que desperta no consumidor uma necessidade de procura para a resolução de um determinado problema, seja ele qual for. Partindo deste ponto podemos introduzir a análise do comportamento do consumidor. 

 

Imaginemos que precisa de comprar um detergente da roupa novo. Isto por dois fatores diferentes: primeiro, porque o anterior acabou; segundo, porque não estava muito contente com o odor das suas roupas depois de lavadas com o último detergente.

 

Pois bem, é aqui que a estratégia de marketing será decisiva e é aqui também que essa estratégia de poderá aproveitar do comportamento do consumidor que já analisou anteriormente. Se determinada empresa de detergentes tiver o estudo bem feito, ela provavelmente conseguirá chegar até si e ser a sua próxima opção. É claro que a conquista inicial do cliente é apenas o primeiro ponto desta jornada, segue-se a fidelização do cliente e a sua conversão à identidade da marca.

O comportamento do consumidor e os fatores que o influenciam 

Enquanto empresa, as suas estratégias de marketing, ou qualquer outro tipo de estratégia não podem ser delineadas partindo de intuições e decisões pouco pensadas. Estas estratégias precisam de uma base de estudos e pesquisas que está sempre ligada ao estudo do comportamento do consumidor. Afinal é para ele que tudo é definido. 

 

Através da análise do comportamento do consumidor consegue entender o motivo que leva à compra, antecipar tendências de mercado, atrair clientes e, mais importante ainda, fidelizar clientes. 

 

O processo de compreensão do comportamento do consumidor pode ser um processo longo e detalhado, que exige dedicação e organização. Por isso, sugerimos sempre que recorra a equipas especializadas para o efeito, como as que pode encontrar com uma pesquisa simples na Welink Agencies

 

Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor, bem como a sua jornada e a sua experiência de compra, são pontos fundamentais na análise. Destacamos alguns desses fatores:

  • A classe social;
  • A cultura;
  • O seio familiar;
  • A condição económica;
  • O estilo de vida;
  • A motivação;
  • A personalidade.

Comportamento do consumidor: etapas que levam à compra

Existe uma necessidade acrescida de colocar o consumidor no centro das estratégias de marketing, para que todas as ações girem em torno dos seus interesses. Com a variedade da opção de escolha a aumentar é essencial que a sua empresa consiga ter fatores que a diferenciam das restantes empresas da concorrência. Considerando isto, para além de conhecer os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores, é também essencial que conheça as etapas que vão levar o consumidor a escolher o seu produto ou serviço e não o que outra empresa. 

 

Escrutinar o processo de compra é uma etapa muito importante para que realmente conheça o seu consumidor. Partindo deste princípio, reconhecemos cinco etapas gerais dos processos e da experiência de compra, que servem não só para que compreenda o comportamento do consumidor, mas que também podem ser a base para diferentes estratégias de marketing. 

O consumidor identifica um problema

Como já referimos, todos os processos de compra são iniciados por uma necessidade ou desejo, em que cada um terá o grau de importância atribuído pelo consumidor. Assim sendo, é necessário encontrar formas de resolver esse problema e suprimir a necessidade ou desejo. A busca por um novo produto ou serviço está iniciada.

O consumidor quer saber mais e procura informação

Neste ponto, um dos fatores que é mais tido em conta pelos consumidores é o valor monetário. Se se tratar de algo barato é possível que a compra seja feita mais rapidamente, sem tanta reflexão. Por outro lado, se falarmos de um produto ou serviço mais caro…aí a estratégia de marketing definida terá de estar muito bem estruturada, para que o consumidor encontre explicações para todas as suas dúvidas e fique completamente convencido de que a sua opção é a melhor do mercado. 

 

Existem muitas formas de encontrar informações sobre produtos e serviços. As recomendações de amigos e as reviews nas redes sociais são talvez as mais utilizadas atualmente. Daí a popularidade crescente do marketing de influência. 

O consumidor procura alternativas

Depois de ter uma noção do mercado e ler várias reviews, o consumidor tem na sua posse várias alternativas. Dependendo do mercado, o número de alternativas será maior ou menor, mas neste caso, caberá à sua empresa mostrar que faz a diferença. 

 

Se estudou o comportamento do consumidor e o adaptou às suas estratégias de marketing, então saberá exatamente o que ele vai valorizar mais. Basta que se antecipe e que entenda que os consumidores dão valor a características que lhes dão exatamente aquilo que procuram. 

O consumidor faz a compra

Depois de analisar as alternativas o consumidor decide finalizar a compra. Neste ponto deve ser tido em conta a preferência; o local de compra, se será online ou em loja física por exemplo; a forma de pagamento; e a experiência geral de compra, que inclui tom de voz da marca, esclarecimentos e simplicidade e praticidade no momento de adquirir o produto ou serviço. 

O consumidor será fiel?

Pois bem, a primeira compra é essencial para que os clientes se identifiquem com a sua marca e ser tornem consumidores fiéis. 

 

Este ponto vai depender muito da relação entre aquilo que o consumidor esperava do produto e a sua real performance. É bom que está relação seja plena, para que consiga clientes satisfeitos. 

 

São muitos os fatores que vão influenciar o comportamento do consumidor em diferentes alturas. Quando relacionamos este comportamento com as estratégias de marketing, damos conta de que estas estratégias devem estar segmentadas para o tipo de consumidor que procuram atingir. Caso contrário não será possível que o público se identifique com a marca, que crie empatia com a mesma, nem tão pouco que se fidelize a ela. 

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