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Como melhorar o UX?

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Como melhorar o UX?

Tem um website ou uma aplicação e preocupa-se com o que as pessoas sentem? Para satisfazer os seus clientes, precisa de se destacar dos seus concorrentes. Ao melhorar a eXperiência do Utilizador (UX), pode satisfazer as necessidades dos seus clientes ao mesmo tempo que proporciona uma experiência agradável e eficiente ao cliente.

O que é a experiência do utilizador ou o design UX?

O design UX (User eXperience) corresponde à qualidade da experiência sentida pelo utilizador ao visitar um website ou ao utilizar uma interface. É resumido pelos aspetos que melhoram a navegação numa plataforma. 

 

A fim de criar emoções positivas e satisfação para o utilizador, é necessário proporcionar uma viagem clara ao cliente. Concentrando-se exclusivamente neste último, o design UX facilita o acesso a cada página de um website. 

 

Melhorar a experiência do utilizador significa também assegurar a ergonomia, interacção e conceção de uma aplicação ou plataforma.

Porque é que é importante melhorar o UX?

Uma experiência de utilizador bem fundamentada no seu website traz muitos benefícios para o seu negócio, independentemente do seu setor. Pode esperar resultados positivos ao trabalhar nas apresentações da sua empresa e do seu produto ou serviço. Idealmente, deve oferecer simplicidade e eficiência à sua plataforma.

A otimização do UX do seu website permite:

  • para destacar a sua empresa e otimizar o seu conteúdo;
  • dar aos seus visitantes acesso fácil a toda a informação de que necessitam;
  • impulsionar a sua imagem de marca;
  • proporcionar total satisfação aos seus utilizadores;
  • melhorar a sua taxa de conversão.

Usado para se aproximar dos seus clientes, o design UX remove as barreiras que impedem a comunicação entre si e os seus utilizadores. Eles estão certamente satisfeitos com a experiência que lhes oferece. Acabarão por se interessar pela sua marca e por se apegarem à mesma.

Quais são os passos para melhorar a UX?

Melhorar o design UX de um website é proporcionar uma experiência agradável para o utilizador. O utilizador torna-se muito confortável em realizar várias ações na plataforma com facilidade.

Analisar o comportamento do visitante

Pode entrar na verdadeira otimização UX sem compreender o que os seus visitantes querem. Também precisa de analisar o seu comportamento na sua plataforma. Desta forma pode facilmente conhecer os seus atritos, todas as razões que os impedem de desfrutar de uma boa experiência no seu website. 

 

É necessário rever o desempenho de todos os elementos da sua plataforma, incluindo o CTA, o menu, o banner, a lista pendente e tantos outros. Com a ajuda de ferramentas UX, identifica as tendências dos utilizadores.

 

Há vários elementos a ter em conta ao analisar o comportamento dos utilizadores:

  • taxa de click-through;
  • tempo de hesitação;
  • receita por clique.

O estudo do comportamento do utilizador facilita a identificação da sua viagem desde a chegada na plataforma até à fase de pagamento.

Definir áreas para otimização

Não há necessidade de um processo complicado. Pode começar por escolher os eixos de otimização simples, sem negligenciar a correção de bugs. Por conseguinte, deve assegurar-se de que os seus visitantes não se deparam com uma página 404 ou CTA.

 

Aconselhamo-lo também a reformular os seus formulários a fim de melhorar as suas conversões. Uma simples alteração a um elemento do seu website pode resultar em ganhos de conversão significativos.

Efetuar testes A/B para validar hipóteses

Conhece os testes A/B? É uma ferramenta indispensável para a otimização do UX. Ajuda-o a escolher a versão certa de qualquer elemento para a sua plataforma. Para o fazer, é necessário ter resultados quantificados.

 

Se notar que nenhum visitante reage aos seus CTAs, deve pensar em otimizá-los, concentrando-se na escolha de cor e redação. Testando uma ou mais versões de um elemento com Teste A/B, é possível identificar facilmente a que conduz a resultados interessantes. Tudo o que tem de fazer é adicioná-lo ao seu website. 

Algumas dicas para melhorar a UX

Melhorar o UX significa rever o conteúdo de uma plataforma numa base contínua, a fim de fazer com que o visitante queira regressar ao website.

Desenho claro e simples

O UX Designer deve utilizar a IU (ou Interface de Utilizador) para assegurar a estética do seu website. Não se deve, portanto, limitar a facilitar a navegação. O seu papel estende-se à organização de elementos gráficos e textos, a fim de destacar conteúdos atrativos.

 

O desenho é um dos elementos que determinam a decisão dos visitantes. Se não for bem feito, os visitantes não vão querer regressar. Deve, portanto, assegurar-se de que o design do seu website é claro e simples. Para tal, deverá recorrer aos serviços de um profissional que utilizará as suas capacidades criativas para melhorar a estética e a apresentação do seu website.

Conteúdo editorial de qualidade

Para além do belo design do seu website, os seus visitantes também esperam conteúdos de qualidade. Estão mais interessados num artigo ou blogue UX que seja escrito especialmente para eles. É por isso que é muito importante estudar cuidadosamente o público alvo.

 

A fim de melhorar a eXperiência do Utilizador, é necessário selecionar os termos a utilizar.  Afinal de contas, os utilizadores prestam pouca atenção a frases longas. Precisam de um texto que responda rapidamente às suas perguntas.

Acessibilidade

Os utilizadores da Internet estão agora interessados em websites facilmente acessíveis em dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. Por conseguinte, deve pedir ao seu UX Designer que torne a navegação nos seus telemóveis mais fácil e agradável para os utilizadores.

Velocidade de carregamento

Pode melhorar a velocidade de carregamento do seu website através de:

  • Simplificando a sua interface;
  • Reduzindo o número de linhas de código;
  • Minimizando o tamanho das imagens;
  • Atualização de plug-ins.

Os visitantes estão interessados numa plataforma com tempos de carregamento rápidos. Não hesitarão em abandonar um sítio se o tempo de espera exceder 4 segundos.

Conclusão

Um UX mal trabalhado corre o risco de desiludir os utilizadores. Se não conseguirem encontrar o que procuram na sua plataforma, estará a lidar com maus resultados e uma queda nas estatísticas. Portanto, é necessário melhorar o design UX do seu website, para reduzir o atrito que possam sentir e aumentar a sua taxa de conversão. 

 

Ao implementar as dicas necessárias para tal, pode ter a certeza de otimizar também o seu ROI.

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