Welink Agencies Welink Agencies
melhores-campanhas-publicitarias

As 14 melhores campanhas publicitárias

Welink Agencies

Welink Agencies

As 14 melhores campanhas publicitárias

A sensibilização para uma marca e a comunicação dos seus valores são as duas etapas fundamentais em qualquer estratégia de marketing. As campanhas publicitárias são essenciais, mas para atingir o alvo, é preciso ser original. Inspire-se nestas dicas de topo para desenvolver a sua publicidade.

Nike —You can’t stop us

É um vídeo impressionante, com personalidades desportivas como Cristiano Ronaldo e Leo Baker. Estes extras foram cuidadosamente seleccionados tanto pela sua capacidade atlética como pelo seu empenho.

 

O filme enfatiza o valor da marca Nike como o público já o conhece, ou seja, para se destacar, daí o título: "Não nos pode impedir". Através desta campanha publicitária, a marca faz uma espécie de promessa ao seu grupo-alvo: levá-la mais longe e mais alto. A Nike está assim a criar auto-confiança, permitindo que as pessoas façam sempre o seu melhor e melhorem sempre a si próprias.

Monoprix com DDB Paris

Monoprix atinge o seu sucesso com um tom humorístico e irónico. Neste caso, utilizou as medidas do governo relacionadas com a Covid-19 como base para a sua campanha publicitária.

 

Através de cartazes, Monoprix escarnece das restrições relacionadas com a pandemia. A marca exibe mensagens irónicas tais como: "Uma comissão acaba de concluir que a água está molhada, pelo que finalmente temos o direito de vender guarda-chuvas. O objetivo era aproximar-se dos clientes, exprimindo com humor a sua desaprovação das medidas tomadas.

Surfrider Foundation Europe - “The drop”

"The Drop" é uma campanha publicitária original lançada pela Surfrider Foundation Europe. É um filme de cerca de um minuto, que visa sensibilizar o público em geral para a poluição dos fundos marinhos.

 

O vídeo destaca a presença e o impacto das micro esferas de plástico nos oceanos. A partir das primeiras imagens, pode ver-se um mundo cheio de pontos brilhantes. 

 

Mais tarde, a câmara revela que é de facto a imagem de uma gota de água cheia de partículas de plástico. Surfrider Foundation Europe termina as filmagens com uma mensagem impressionante de que as partículas de plástico no oceano são 500 vezes mais numerosas do que as estrelas na galáxia.

LinkedOut

O LinkedOut é um serviço do LinkedIn. O programa ajuda os candidatos precários que não têm uma rede profissional, mas que querem encontrar um emprego. Os seus CV são, portanto, afixados na plataforma LinkedOut.

 

A campanha publicitária lançada tem como objectivo chegar às pessoas que têm uma rede para que possam partilhar. O vídeo destaca alguns perfis de candidatos com mensagens para convencer o público alvo a partilhar.

Caminhada de W para o grupo ADP

Esta é uma campanha publicitária recente que adverte os passageiros contra os táxis falsos. De facto, existem muitos táxis falsos nos aeroportos de Paris e estes recebem milhões de clientes por ano.

 

Assim, foram criados e distribuídos visuais em aeroportos, na imprensa e em animações de exibição. As imagens ilustram o perigo dos táxis clandestinos: são ilegais e não estão segurados em caso de acidente. 

 

As criações mostram condutores atrás das suas janelas, com rostos que se assemelham aos de personagens de thriller para simbolizar a insegurança.

Quais são os códigos para o Canal +?

"Quais são os códigos? "A questão que se coloca entre aqueles que partilham os seus códigos de acesso ao Canal +. A marca apelou portanto à sua agência para ilustrar esta cena e a colaboração resultou numa campanha publicitária impressionante e bem humorada.

 

As estrelas francófonas aparecem no vídeo: Kad Merad, Mathieu Kassovitz, Jamel Debbouze e Isabelle Adjani. A linha "Quais são os códigos?" é repetida entre os actores e sem resposta, a pergunta acaba por ir para o Presidente do Grupo Canal +. Como podem ver, a campanha visa encorajar as pessoas a terem os seus próprios códigos em vez de os partilharem uns com os outros.

Estação da marca - Fumar mata o oceano

Aqui está outra campanha de comunicação marcante que diz respeito ao oceano. Desta vez, é a organização Sea Shepherd que está a aumentar a consciência da poluição marinha causada pelas pontas de cigarro.

 

O visual aqui apresenta uma maré viscosa de amarelo e branco para simbolizar os cigarros. A mensagem é facilmente transmitida: fumar está a matar o oceano.

Paris para Deezer em modo

Para desenvolver a sua identidade visual, Deezer optou pela criatividade e originalidade. A marca revelou seis visuais, cada um representando um modo de reprodução de música. As imagens são: modo de jogo diurno, modo de pausa, modo de repetição, modo de jogo nocturno, modo aleatório e modo offline. 

 

Por detrás destes visuais, Deezer transmite uma mensagem cheia de promessa: para o acompanhar e amplificar cada momento da sua vida quotidiana.

Xbox - Dream

Para os gamers, esta é certamente a melhor campanha publicitária de 2020. Para o lançamento da série Xbox S e X, a Microsoft França ofereceu aos jogadores uma experiência nocturna única. 

 

Na noite de 9 de Novembro, emitiu murais fluorescentes e projecções nas ruas. O tema era os sonhos dos jogadores e os jogos que eles gostam de jogar. Este evento teve lugar em algumas das principais cidades francesas: Paris, Bordéus, Lyon e Marselha.

Meetic - Se o compromisso o faz sentir-se bem

É uma série de vídeos, todos com um toque de humor. No início, vêem-se algumas cenas bastante marotas, mas no final, é simplesmente a vida quotidiana de um casal pronto a comprometer-se.

 

Esta campanha publicitária é particularmente dirigida a pessoas francesas solteiras que procuram mais do que apenas uma noite. A razão pela qual é um artista de topo é que é original e criativo em fazer passar a mensagem de forma simples e eficaz. 

 

O objetivo: fazer as pessoas compreenderem que é sempre possível permanecer sexy, mesmo numa relação séria.

Algumas campanhas de sucesso nas redes sociais

Descubra também aqui as melhores campanhas publicitárias nas redes sociais.

Apple - Shot on iPhone

"Shot on iPhone" é uma campanha publicitária lançada pela Apple. É um concurso no qual os participantes são convidados a publicar uma fotografia tirada com o seu iPhone, acrescentando a hashtag #Shotoniphone.

 

A estratégia é baseada na técnica UGC ou User Generated Content. O objectivo é envolver os clientes de modo a que eles próprios criem conteúdos para fins publicitários. E tudo isto sem que a marca tenha de pagar directamente. 

 

O resultado: o hashtag #Shotoniphone é visto 16 milhões de vezes só no Instagram. Este é um número que excede em muito as estimativas da Apple.

Starbucks - What’s your name

Uma das campanhas publicitárias marcantes de 2020, "qual é o seu nome" foi iniciada pela Starbucks e Mermaids (uma organização que apoia o povo transexual). 

 

O conceito foi também baseado na estratégia UGC, uma vez que os utilizadores foram encorajados a publicar conteúdos acrescentando a hashtag #Whatsyourname. Estes posts foram então partilhados pela Starbucks nas suas várias páginas nas redes sociais.

 

A campanha foi um sucesso para a empresa, uma vez que atingiu milhões de pessoas. Além disso, a Starbucks utilizou o conteúdo para os seus outros anúncios no YouTube e em outras redes sociais.

Dove - Pass the crown

A marca Dove sempre foi capaz de se destacar e executar estrategicamente as suas campanhas nas redes sociais. Recentemente, a empresa lançou a hashtag #PassTheCrown como parte da luta contra a discriminação do cabelo nos EUA.

 

Através desta campanha publicitária, Dove foi capaz de transmitir e ampliar os seus valores ao seu público alvo: auto-estima e beleza natural. A empresa conseguiu despertar o orgulho de usar o cabelo tal como está, sem medo de julgamento.

Planters avec la mort de M.Peanut

A reação dos utilizadores da Internet à morte de um personagem Vingador foi a inspiração para a notável campanha publicitária dos Planters. A marca de salgadinhos decidiu separar-se da sua mascote, Sr. Peanut. No vídeo, ele morre a sacrificar-se pelos seus amigos, daí o hashtag #RIPPeanut.

 

Os resultados foram mais do que satisfatórios, uma vez que houve 50.000 retweets, mais de um milhão de aparições do #RIPPeanut nas redes sociais, e milhões de visualizações no YouTube.

Conclusão

 O sucesso de uma campanha publicitária é baseado em três pontos:

  • a criatividade;
  • originalidade;
  • investimento.

Acima de tudo, é importante saber como atingir o alvo certo ao transmitir os seus valores, a fim de construir uma imagem e uma reputação.

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies