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O que é que um Gestor de Comunidade faz?

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Um gestor de comunidade é principalmente responsável por supervisionar os diferentes aspetos das interações de uma empresa com a sua base de clientes e público em geral, sobretudo nas diferentes plataformas de meios de comunicação social. Como tal, asseguram uma linha aberta de comunicação entre a marca e os seus clientes, e o seu trabalho consiste em representar a marca da melhor forma possível, tanto para atrair novos clientes como para manter os já existentes.

 

A presença nas redes sociais é a forma como uma empresa apresenta a sua imagem e valores ao mundo, e é por isso que é extremamente importante que um gestor de comunidade seja adepto das diferentes funcionalidades de plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, e Twitter, e seja capaz de apelar a uma vasta audiência de pessoas ao mesmo tempo que realça os atributos específicos da marca que estão a representar. A literacia em meios de comunicação social é definitivamente uma habilidade comerciável, e uma marca que sabe como interagir com a sua audiência na Internet tornou-se um dos elementos mais essenciais do seu bom funcionamento.

 

Os gestores de comunidades fazem malabarismos diferentes em simultâneo e sabem o que priorizar quando se trata de responder aos clientes ou curiosos que procuram saber mais sobre o negócio. Qualquer que seja a linha de negócio, um gestor de comunidade terá inevitavelmente de enfrentar em linha comentários duros, desnecessários ou inflamatórios, e o que é importante é que eles saibam como reagir ou abster-se de o fazer, dependendo da situação.

 

É por isso que os gestores de comunidades são muitas vezes obrigados a ter excelentes capacidades de comunicação e interpessoais, uma vez que estão essencialmente a expor a marca que representam a uma grande audiência de utilizadores da Internet e devem saber como comunicar de forma eficaz e profissional. Estas competências de comunicação também são úteis quando se trata de estratégias de marketing e publicidade, que o gestor implementa nas redes sociais. Um bom gestor de comunidade conhece o seu público-alvo, e não se coíbe de adaptar o seu conteúdo e a sua linguagem a esse público.

 

Humor, jogo de palavras apelativo, e seguir as tendências pertinentes da Internet são todos acrescentos desejáveis a qualquer marca que se representa nas redes sociais. Devido à natureza em rápida mudança das tendências da Internet e do próprio marketing na Internet, é crucial que um gestor comunitário se mantenha no topo de todos os desenvolvimentos recentes nestas áreas e tente manter-se à frente da curva nesse sentido. Os gestores de comunidades também têm de se certificar de que o seu conteúdo é agradável e divertido de ler e ver, para que os futuros clientes possam sentir-se compelidos a descobrir mais sobre a marca.

 

Gerir as redes sociais de forma a ter em conta as preferências do público e prestar atenção aos detalhes - por muito pequenos que pareçam - são dois fatores que fazem toda a diferença na forma como a marca se encontra online. Está tudo no nome: gerir uma comunidade de indivíduos e grupos que interagem com a marca e uns com os outros, a fim de pintar a marca de uma forma favorável.

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