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Já fechou o seu orçamento para 2022? Saiba como o fazer aqui

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Já fechou o seu orçamento para 2022? Saiba como o fazer aqui.

Por norma, o orçamento de uma empresa para o ano seguinte é fechado no último trimestre do ano: é preciso saber se apostaram nos canais de comunicação certos, fazer uma auditoria dos resultados e perceber se os investimentos feitos são adequados antes de pensar no orçamento para 2022. 

 

O que é o orçamento? 

O Orçamento de uma empresa é um documento que compila todas as despesas e receitas de uma empresa durante um determinado período de tempo, normalmente de um ano. O objetivo do orçamento é auxiliar na definição da estratégia de empresa a partir de um plano concreto para o ano seguinte.

 

Não existe nenhuma empresa que funcione sem um orçamento. Controlar gastos e otimizar recursos é um objetivo comum a todas e quaisquer empresas. É uma ferramenta imprescindível onde é feita uma análise crítica da situação da empresa, das perspectivas do mercado e dos objetivos do negócio. 

 

Orçamento 2022 - O que deve considerar? 

O primeiro passo para criar um bom orçamento é a realização de uma auditoria à sua empresa. Compreender a realidade atual da empresa é fundamental para pensar bem o futuro, é necessário perceber as limitações que tem, os problemas e as oportunidades. 

 

Não se esqueça de incluir gastos variáveis como renda, aquisição de material, custos de produção e logística, salários e custos com telefone e internet, etc. 

 

Estabelecer metas também é um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. Deve defini-las de acordo com a estrutura e recursos disponíveis na sua empresa. Estabelecer as metas de acordo com o orçamento e o plano de negócios irá permitir definir que áreas e canais receberão mais investimentos ou corte de gastos. 

 

Qualquer investimento requer alguma ponderação anterior. Antes de estabelecer o seu orçamento para o próximo ano deve pensar no que vai alterar no plano e o que vai manter igual.

 

E claro, não se esqueça de planear. Faça um cronograma para o seu orçamento e procure fazer uma estimativa de receitas e despesas. Crie um calendário com as etapas que pretende cumprir ao longo do ano - isto vai permitir um maior controlo dos gastos e uma monitorização do orçamento. 

 

Fazer um orçamento para agências: 

Antes de fazer essas alterações pense em medir os resultados que obteve e por isso deve garantir que tem as ferramentas necessárias para efetuar esta medição é saber configurá-las. No que toca a ferramentas tem à sua disponibilidade Google Analytics, Google Search Console, o Pixel do Facebook, o Pixel do Facebook, o Pixel do LinkedIn.

 

Orçamento: campanhas publicitárias e audiências

No orçamento também deve considerar uma fatia para as campanhas de publicidade. Lembre-se que os valores oscilam entre pequenos e grandes investimentos, dependendo do tamanho da sua empresa e do seu objetivo. Para otimizar da melhor forma possível este investimento pode beneficiar bastante a criação de audiências tanto no Google Analytics como nas redes sociais que considera relevantes. 



A vantagem de criar audiências nestas plataformas, ainda que não esteja a criar campanhas publicitárias no momento, é a de permitir uma escolha estratégica das redes sociais a manter/excluir. A criação de audiências facilita também a criação de campanhas uma vez que a segmentação permitirá criar anúncios para audiências qualificadas e obter mais conversões. 

 

Orçamento: Canais de Comunicação

Ter estes dados medidos ajuda ainda a compreender uma parte importantíssima do orçamento: os Canais de Comunicação. É preciso compreender quais destes foram benéficos para a sua empresa? quais tiveram os melhores resultados? quais devem ser mantidos? Que estratégias devem ser aplicadas? Há possibilidade de apostar num novo canal e alcançar novas audiências?

 

Os pontos chave para fechar um orçamento:

Claro que o contexto varia de empresa para empresa e por isso a resposta a cada um dos tópicos levantados é variável. 

 

Ainda assim existem alguns pontos chave para conseguir fechar o seu orçamento:

 

  • Saiba onde está o cliente, quem ele é e o que é que ele quer: procure que palavras-chave estão relacionadas com a área de negócio da empresa e quais são as que o cliente pesquisa no momento em que pesquisa. Pode recorrer a ferramentas como a Ubersuggest, SEMRush, Ahrefs e ainda Keyword Planner da Google Ads. 

 

  • O investimento em Google Ads deve ser aplicado sempre com otimização contínua para motores de pesquisa (SEO). Este é um trabalho que exige dinheiro, tempo e esforço. Optimizar o seu negócio para Search Engine Optimization demorará algum tempo mas a visibilidade alcançada por esta via é, por norma, mais duradoura e credível. 

 

  • Assegurar uma presença estratégica nas redes sociais é outro dos pontos fulcrais. Para conseguir assegurar a sua visibilidade deve ter em conta as audiências, cruzando-as e procurando sempre segmentá-la de forma a conseguir Leads mais qualificados e um retorno do seu investimento. 

 

  • A empresa pode começar com SEO ou Google Ads, impactando pessoas que estão ativamente a procurar pelos seus produtos ou serviços e, depois, impactar aquelas que entram não finalizam a conversão. Chama-se a isto remarketing e é uma estratégia especialmente importante para conseguir chegar àquelas Leads mais difíceis. 

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