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Designer gráfico no desenvolvimento de um plano de marketing digital

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Designer gráfico no desenvolvimento de um plano de marketing digital

O designer gráfico é um elemento essencial na implementação de qualquer plano de marketing digital. 

 

Se decidiu investir no marketing e comunicação da sua empresa ou marca, saiba que um bom plano de marketing digital não se cria nem se executa recorrendo a um só profissional, mas sim a uma equipa completa, da qual fará sempre parte o designer. 

 

Pode optar por criar um departamento para este efeito dentro da sua empresa, ou então pode delegar o plano de marketing digital a uma agência especializada. Se esta for a sua opção, aceda à Welink Agencies e encontre um mundo de recursos por explorar. 

Plano de marketing digital: a intervenção do designer gráfico

Já imaginou uma marca sem logótipo ou sem qualquer identidade visual? Já imaginou um site sem layout? Ou um feed de Instagram sem imagens? Pois bem, para tudo isto vai precisar de um designer. Da mesma forma que tudo isto faz parte do plano de marketing digital. 

 

O design gráfico representa toda a comunicação visual de uma entidade, desde animações a desenhos, esquemas de cores e imagens. Parece um mundo infinito de opções e é mesmo, uma vez que permite um leque interminável de opções criativas e cativantes. 

 

Num plano de marketing digital, todo o conteúdo é produzido com o propósito de chamar à atenção dos consumidores e, num mundo em que a as opções de multiplicam e vivemos consumidos por informações e estímulos, só os conteúdos mais originais conseguem levar a melhor. 

 

O designer gráfico vai conseguir agregar ao conteúdo o profissionalismo e a interatividade que todos procuram. A criação de soluções visuais inteligentes é essencial para o sucesso de qualquer plano de marketing digital, permitindo que através de uma mensagem bem passada o cliente se vincule à marca. 

 

É importante que compreenda as funções práticas de um designer gráfico no plano de marketing digital, por isso delimitamos algumas tarefas:

Criação do logótipo

Seja da empresa, seja de uma campanha em específico, o designer gráfico é o responsável por criar os logótipos dentro das empresas, mediante um briefing passado pela equipa de marketing e comunicação. 

Criação e manutenção da identidade visual

Não, logótipo não é o mesmo que identidade visual. Um logótipo é um símbolo, enquanto que a identidade visual é um conjunto de elementos que vão fazer com que a marca seja identificada de diferentes formas. 

 

Dentro do plano de marketing digital, o designer gráfico é o responsável por incluir a identidade visual da marca em todos os elementos partilhados, quer sejam posts no blog, publicações em redes sociais, ou elementos gráficos no site. 

Implementação de design digital

Dentro de um plano de marketing digital o trabalho do designer gráfico é essencial, quer para tarefas mais simples, quer para tarefas mais complexas. Falamos de imagens para redes sociais, artes para sites e blogs, banners para o site e claro, uma constante adaptação do logo. 

 

Considerando que os dispositivos moveis são hoje uma extensão do homem, nestes conteúdos o designer gráfico tem também de ter em conta esse fator, adaptando as imagens aos diferentes ecrãs. 

Apoio nas estratégias de marketing de conteúdo

Este é um dos pontos fundamentais em qualquer plano de marketing digital. O marketing de conteúdo ganhou força e é hoje uma das estratégias mais eficazes para criar uma relação de fidelização com o cliente e claro, aumentar a notoriedade de marca. 

 

Aqui, mais uma vez, o designer gráfico é essencial. Ele criará toda a parte visual da estratégia de marketing de conteúdo e será responsável por tornar a informação o mais apelativa possível visualmente.

 

Estas são quatro tarefas que mostram de forma clara a relevância do design dentro de qualquer plano de marketing digital. 

A importância de um designer gráfico num plano de marketing digital 

Vamos agora mostrar-lhe o que poderá conseguir ao conjugar de forma estratégica e inteligente o trabalho do designer gráfico com as ideias inovadores do seu plano de marketing digital. 

Estabelecer relação com o consumidor

Num plano de marketing digital, como em qualquer plano de marketing, o objetivo é claro: chegar ao consumidor e direcioná-lo para a compra. 

 

Pois bem, ao ter um conteúdo visual criado por um profissional, ele naturalmente será mais apelativo e trará mais oportunidade de que o seu publico se identifique. 

 

Agora replique esta situação diferentes vezes, não acha que isto vai aumentar a relação entre empresa e consumidor? Vai sim, e de forma muito positiva!

Captar a atenção do público

Quando o assunto é chegar ao cliente, até a estratégia que parece ser mais descabida pode vir a ser um sucesso. Assim, o designer pode recorrer a diferentes gatilhos para que o consumidor se identifique com a mensagem. 

 

O recorrer à psicologia das cores é muito habitual nas estratégias definidas em planos de marketing digital. Através deste fundamento o designer consegue produzir conteúdos que vão ativar gatilhos mentais que transportam diferentes emoções. 

 

Emoções geram interações e interações chamam à atenção de diferentes consumidores. Compreendeu a nossa linha de pensamento?

Atingir credibilidade entre os consumidores e a autoridade entre a concorrência

Um design profissional em cada componente do plano de marketing digital da sua empresa pode ser revolucionário em termos de sucesso. 

 

Este profissionalismo, inteligência, originalidade e criatividade trazidos pelo designer gráfico têm de ser transversais a todas as estratégias para que sejam eficazes, quer nas redes socias, quer no blog, quer em email marketing, ou no site. 

 

Um bom design garante credibilidade e traz a confiança necessária para que os clientes fiquem consigo e a concorrência o vejam como um modelo de autoridade a seguir. 

 

Deixar de lado o design gráfico no seu plano de marketing digital é um erro amador e que pode ser fatal. Não o faça, jogue com o profissionalismo, com a diferenciação e vai ver que as suas estratégias digitais terão resultados nunca antes alcançados. 

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