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Social Selling: tudo o que precisa de saber

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Social Selling: tudo o que precisa de saber

O social selling  é uma técnica de prospeção digital, eficaz na geração de leads qualificados. É utilizado para orientar os potenciais clientes na sua decisão de compra. O que é a venda social e como implementá-la nas redes sociais? Descobrir neste artigo.

O que é o social selling?

A venda social é uma estratégia de marketing baseada na utilização de redes sociais. É uma técnica de marketing e prospecção utilizada para desenvolver as vendas.

A definição simplificada de venda social

O social selloing em B2B consiste na implementação de estratégias de comunicação com o objetivo de lançar a prospeção comercial através de redes sociais. 

 

O vendedor social deve demonstrar profissionalismo a fim de apresentar uma solução para os problemas de um público alvo.

 

O principal interesse da venda social é facilitar o processo de aquisição de potenciais clientes. É utilizado para estabelecer contacto com os contactos com os leads, a fim de ganhar a sua confiança e convertê-los em perspectivas qualificadas.

As duas categorias de social selling 

No domínio do marketing digital, existem dois tipos de venda social:

  • soft social selling: uma abordagem "suave" utilizada para construir uma relação com futuros clientes de uma forma natural e progressiva. Consiste em acrescentar valor a uma marca através de publicações, comentários e recomendações.
  • Venda social difícil: esta estratégia digital baseia-se na automatização do marketing e em todas as técnicas de hacking de crescimento. O seu principal objectivo é facilitar o contacto através da utilização de várias plataformas.

É de notar que uma venda social bem sucedida requer uma variedade de ações de marketing. Esta técnica deve ser complementada por outros métodos de prospecção comercial, a fim de gerar rapidamente novas perspectivas e converter leads em clientes.

Porquê usar o social selling?

A prática do social selling permite a uma empresa ter sucesso na prospecção eficaz de redes sociais. O social selling no LinkedIn permite-lhe promover, entre outras coisas. 

A relação com potenciais clientes

Uma grande parte das pistas publica os seus problemas, necessidades e desejos nas redes sociais. A utilização da venda social facilita assim a identificação de alvos. 

 

A análise das opiniões e comentários dos potenciais clientes permite construir um plano de comunicação adaptado às expetativas dos futuros clientes.

 

O vendedor deve então desenvolver uma abordagem personalizada, a fim de construir relações estreitas com perspectivas. Deve antecipar as suas necessidades, propondo soluções de marketing adequadas. 

 

A utilização deste instrumento de prospecção tornará possível estabelecer a confiança entre o vendedor e os seus potenciais clientes. É então um elemento essencial para os convencer a converterem-se lenta mas seguramente.

Aumentar a taxa de conversão das perspetivas em compradores

A venda social pode ser uma ferramenta poderosa nas redes sociais. Facilita o contacto com um grande número de pistas. 

 

Muitos profissionais de marketing digital também afirmam que três quartos dos compradores estão dispostos a participar numa conversa usando esta técnica. A utilização de vendas sociais no LinkedIn permite-lhe encontrar e adquirir clientes potenciais importantes, partilhando informações sobre as suas necessidades.

 

As perspetivas preferem interagir com os profissionais de vendas através das redes sociais. O papel do gestor da comunicação é publicar regularmente conteúdos relevantes e úteis em cada canal de aquisição. 

 

Esta estratégia consiste em encorajar as perspectivas de conversão em clientes reais. A presença nas redes permite assim responder aos problemas dos leads e incentiva a sua motivação para comprar o produto de uma marca.

Como estabelecer uma estratégia de venda social?

A prática do social selling na estratégia de prospecção de marketing foi comprovada. Resta encontrar os métodos certos para implementar esta estratégia de marketing digital. A escolha das técnicas a adoptar depende do tipo de meios de comunicação social a explorar.

Dicas para uma venda social bem sucedida no LinkedIn

O LinkedIn é uma importante plataforma de negócios para a conversão de leads em clientes. A fim de colher os benefícios da venda social no LinkedIn, é aconselhável manter-se activo para manter boas relações com os contactos. A sua opinião é crucial para a conquista de novos clientes.

 

Expandir a rede como parte do desenvolvimento de uma estratégia de venda social é essencial num meio social profissional. A realização de uma pesquisa avançada continua a ser uma opção favorável à descoberta de novas pistas.

 

A adesão a vários grupos correspondentes à mesma atividade da empresa torna possível alargar a rede entre os alvos. 

 

A utilização da função de pesquisa e a consulta das sugestões oferecidas pela plataforma ajuda a encontrar rapidamente todos os grupos a serem explorados.

Dicas para uma venda social bem sucedida no Facebook

Ao contrário do LinkedIn, o Facebook é uma rede social muito mais pessoal. É por isso que o desenvolvimento de uma estratégia de venda social através desta plataforma deve começar com a criação de uma página de negócios.

 

Interagir com um grande número de empresas é uma forma eficaz de gerar contactos. Será necessário "gostar" das publicações dos potenciais clientes e escrever comentários a fim de atrair a sua atenção. 

 

Desta forma, é possível que, em troca, visitem a página da empresa.

 

Para converter os visitantes em leads qualificados, é importante valorizar uma marca através do marketing de conteúdos, publicando conteúdos diferentes. Saber como conversar com os assinantes é uma técnica de venda social que deve ser destacada para desenvolver as vendas no Facebook.

Conclusão

Com a evolução da tecnologia, os métodos de venda expandiram-se. Uma vez que tudo está em movimento, o cliente está a mudar a forma como compra. 

 

O social selling é um canal a ser explorado para ganhar clientes. Deve ser complementada por outras técnicas de prospecção digital, a fim de gerar um número máximo de contactos. 

 

A construção de relações e a oferta de respostas às perguntas dos potenciais clientes asseguram o sucesso de uma estratégia de social selling num canal de aquisição de leads qualificado.

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