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Sustentabilidade das Marcas – Uma nova preocupação ou posicionamento estratégico?

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O posicionamento estratégico de uma marca é, na maioria das vezes, o fator que mais a distinguirá junto dos seus públicos externos: público final, concorrentes, líderes de opinião e meios de comunicação. Este posicionamento é definido pela identidade, valores e conteúdo individual das marcas e é muitas vezes associado a uma determinada causa. 

 

A poluição ambiental tornou-se uma das maiores preocupações dos tempos modernos, por isso é natural que as empresas passem a prestar cada vez mais atenção a este tema. Toda esta envolvência é, na realidade, muito importante para o futuro do planeta, uma vez que, se o Ser Humano continuar a gastar os recursos de forma descontrolada estaremos cada vez mais perto de um ponto sem retorno.

 

Cada vez mais consciente desta realidade, a humanidade passou a valorizar novas práticas de mercado e novas estratégias de negócio, mais viradas para a preocupação ambiental e com um menor impacto a nível de recursos. Esta tendência, por sua vez, levou o termo sustentabilidade até aos mais diversos sectores e fez dela uma das características às quais as marcas e os consumidores dão mais valor. 

 

Nos últimos anos, e talvez na última década em específico, os conceitos biodegradável, eco-friendly e orgânico, começaram a ganhar terreno nas nossas vidas e obrigaram as marcas a repensar toda a forma de estar e progredir. Atualmente, já são muitos os consumidores que preferem estar ligados a marcas nas quais a consciência ambiental não surge apenas numa frase estrategicamente construída, mas que corresponde ao núcleo principal que as move.

 

Felizmente, já são igualmente muitas as marcas que usam o seu poder de alcance para criar ações fortes, que sensibilizam milhões de pessoas para a emergência da consciencialização mundial para o estado ambiental em que nos encontramos. 

 

O resultado do impacto das preocupações sustentáveis nas marcas tem sido crescente, uma vez que todas estão a sentir a necessidade de se adaptar à nova realidade. Com as estratégias de marketing restruturadas, estas podem ser usadas como ferramentas para potenciar a missão sustentável das marcas e converter o maior número de consumidores possível. 

Reconhecer novos objetivos

Existe um ponto fundamental que não pode negligenciar na sua estratégia de negócio sustentável: só poderá começar a encontrar formas de comunicar a sustentabilidade da sua marca quando esta estiver presente nos vários pontos que formam o seu negócio. Por muito boa que a estratégia de marketing seja, ela só funcionará como esperado se toda a estrutura do negócio souber em que patamar se posiciona em termos sustentáveis: aquilo que já foi feito e aquilo que ainda falta fazer. 

 

Para tirar a ideia do papel e levá-la diretamente até aos consumidores é importante que tenha uma equipa profissional e experiente que defina os passos e consiga antever possíveis necessidades de alterações na estratégia. Na Katchr disponibilizamos agências especializadas em marketing e comunicação, que têm acompanhado o mercado de perto e estão por dentro das jornadas sustentáveis de grandes marcas de sucesso. Talvez seja a este género de equipas a quem quer entregar o sucesso do seu negócio. 

 

O processo de transformação sustentável de uma marca pode ser mais complicado do que parece aos olhos dos mais distraídos, uma vez que vai exigir novos sistemas de restruturação, trabalho e planeamento. A hipótese de dissociar a preocupação ambiental da génese da estratégia de posicionamento nunca poderá ser colocada em questão, caso isto aconteça poderá levar a uma desacreditação da sua empresa e a uma consequente crise interna e externa. 

 

O marketing como classicamente o conhecemos sempre foi focado em conseguir converter possíveis consumidores em consumidores ávidos. Estes consumidores, quando satisfeitos com o produto ou serviço, continuam a comprá-lo. Felizmente esta noção está, completamente obsoleta, uma vez que colocar os consumidores todos no mesmo barco, sem considerar as suas ambições individuais, as razões que o levam a escolher uma marca ou até que qualquer concorrente pode apresentar as mesmas propostas e levar consigo o consumidor, é incoerente.  

 

Atualmente, o foco no marketing de sustentabilidade significa que existe uma preocupação em criar um valor diferenciador. Este processo de mudança e restruturação das marcas deve ter como base a atribuição de valor para o cliente e para as gerações futuras e claro, o impacto da interação e exposição do produto ao meio ambiente. 

Sustentabilidade – Uma estratégia global a longo prazo

 

Sustentabilidade das Marcas

 

O despertar da consciência dos consumidores para os problemas ambientais tem crescido a cada dia. Cada vez mais, e principalmente junto das camadas mais jovens, existe uma relutância em adquirir produtos ou serviços que tenham impactos negativos na saúde do planeta.

 

Aproveitando-se disto, existem sempre aquelas marcas que tentam mascarar as suas campanhas com valores de sustentabilidade que, infelizmente, não são uma realidade no core do negócio. Existem vários exemplos de que isto não resulta, principalmente porque há cada uma vez mais curiosidade da parte do público em pesquisar e saber mais, por isso aquilo que não é verdadeiro acaba por ser facilmente descoberto. 

 

Partindo do pressuposto que a lealdade com os seus consumidores nunca deve ser posta em causa, deixamos três pontos que deve sempre ter em mente quando planear uma campanha sustentável para a sua marca:

  • Nunca crie falsos testemunhos ou falsos resultados. Uma informação fraudulenta facilmente será desmascarada, causando muitos estragos na reputação que já estabeleceu; 
  • Não fale de sustentabilidade se esta não for uma realidade no seu negócio. Só deve abordar os seus clientes com a vertente sustentável da sua marca quando esta for uma realidade de dentro para fora. 
  • As ações sustentáveis não podem ser uma campanha única. Tudo aquilo que desenvolver tem de ser transversal à forma de agir de toda a empresa e para todos os nichos. Todas as pessoas ligadas à marca devem ter conhecimento das práticas, missões e valores a que se propõe com esta mudança sustentável.

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