Welink Agencies Welink Agencies
tendencias-graficas-2021

Quais foram as tendências gráficas em 2021?

Welink Agencies

Welink Agencies

Quais foram as tendências gráficas em 2021? 

Cores experimentais

Esta é uma tendência que ecoa particularmente no mundo do web design. 

Assim, o desenho gráfico irá afastar-se das cores cromáticas que estamos habituados a ver. Os desenhadores gráficos estão a avançar para novas experiências, nomeadamente a combinação de cores brilhantes.

Vívidos gradientes de cor

Passaram os dias de preto e branco, o gradiente de cor brilhante é uma tendência gráfica intemporal. A sua renderização afirma o dinamismo. Neste tipo de desenho, a monotonia dá lugar a um jogo de tons bem harmonizados. 

 

Além disso, as cores utilizadas pertencem à mesma paleta, pelo que o risco de discordância é reduzido ao mínimo. O gradiente é tão popular porque é um estilo que permite que as ilustrações em desenho plano se destaquem.

Cores do pastel

Enquanto a tendência das misturas de cores brilhantes pertence ao design da web, a tendência das cores pastel pertence ao design gráfico em geral. 

 

Depois de um 2020 turbulento, os designers estão interessados em trazer um toque de suavidade para o mundo. Assim, deixaram que a sua criação oferecesse aquele sentimento tranquilizador e seguro de que todos nós precisamos.

 

Os tons pastel são de facto utilizados para criar um desenho naturalizante e orgânico. Esta é uma resposta direta às necessidades dos consumidores que se estão a orientar cada vez mais para a natureza. Estas cores suaves também se referem à saúde e ao bem-estar.

Borrão e grão

No lado do fundo, o embaçamento continua a ser popular entre os designers. Os desenhadores vão ainda mais fundo com estilos ainda mais desfocados. A diferença para 2021 foi a presença de uma textura granulosa.

 

É um desenho triunfante num contexto sombrio e misterioso, reminiscente de um carácter grunhido. O seu maior trunfo é que torna possível discernir claramente os elementos a destacar.  As imagens e a tipografia destacam-se bem contra um fundo que combina perfeitamente o borrão e o grão.

Formas geométricas

Este ano, o uso excessivo de apresentações fluidas em desenhos gráficos já não é relevante. 

 

Desde 2020, ilustrações da moda têm vindo a exibir figuras geométricas em vez de formas abstratas. Este é um estilo emergente que ainda não está prestes a parar, pelo menos não em 2021!

 

Além de serem fáceis de criar com software de desenho gráfico, os elementos geométricos oferecem resultados mais profissionais. Os desenhos criados são, em princípio, fáceis de apreender.  Os bordos rígidos também permitem uma estruturação simplificada e um aspeto bem ordenado. Consistência e legitimidade seriam as duas palavras que se escolheria para definir os efeitos dos elementos geométricos no desenho gráfico.

Tipografia de impacto

Os desenhadores conhecem demasiado bem os papéis importantes que a tipografia desempenha no design gráfico. A tipografia é utilizada para transmitir valor ou uma ideia, e em alguns contextos evoca mesmo emoção. 

 

Vale a pena notar que o aspeto artístico do design nunca é negligenciado. Até hoje, é importante que as cartas continuem a avançar nesta direção.

 

Para o conseguir, recomenda-se que se concentre no aspeto tipográfico com bordas minimizadas, ou com o uso de negrito, por exemplo. A utilização do desenho do movimento para animar os textos é também recomendada para conseguir este efeito de impacto.

Tipografia com serif

Em 2021, a identidade visual é importante, e a tendência no logotipo e outros desenhos ainda inclui a serif tipografia. A serifa é um clássico, mas é intemporalmente elegante. 

 

A sua principal vantagem é o seu aspeto profissional e confiante. É por isso que muitas marcas e empresas o utilizam na sua marca. Os sectores financeiro e de seguros são os primeiros a utilizar as superfícies de tipo serif.

 

Para além da marca, o tipo serif é também popular para desenhos nostálgicos. Harriet é o tipo de letra que irá dominar este ano.

Texturas

Em algumas criações, o objetivo é trazer uma parte da realidade para o mundo virtual. É nesta perspetiva que as texturas tomam o seu lugar nos gráficos. A prática está a tornar-se cada vez mais atrativa.

 

A presença de uma textura num desenho é frequentemente envolvente e acrescenta profundidade. No entanto, é necessário dominá-lo bem para conseguir tais renderizações. Nas páginas de fundo, bem como nas fotografias de produtos, peles de animais, folhas, poros de pele, etc., estão frequentemente presentes em vários meios de comunicação.

O vazio

Isto aplica-se especialmente ao design da web. A partir de agora, os designers deixarão para trás os estilos de efeito desordenado das páginas web e concentrar-se-ão mais em organizações minimalistas para um bom visual.

 

Com mais espaço vazio, os produtos e mensagens importantes são mais enfatizados. Um site com um design limpo é mais impactante, uma vez que os consumidores trazem mais interesse para os elementos essenciais. 

 

Mas para isso, é claro, é necessária uma certa harmonia entre os conteúdos.

Desenho feito à mão

Esta é outra das principais tendências gráficas no design da web para o ano 2021. A conceção de um site com caracteres manuscritos e ilustrações rabiscadas permite manter uma certa relação com os visitantes. 

 

E por uma boa razão, o fabrico artesanal tende a trazer um aspeto caloroso. O efeito natural e a simplicidade que oferece cria uma forma de ligação com potenciais perspetivas.

 

É certo que esta tendência não é muito formal e oferece uma prestação que está longe de ser profissional, mas é muito eficaz. Isto tem sido comprovado nos últimos anos, quando o design feito à mão descolou realmente.

Desenho socialmente responsável

Após um ano difícil para quase todos, os designers estão a mostrar claramente como a arte pode expressar-se à comunidade ou envolver-se na sua responsabilidade.  Por exemplo, a inscrição artística é um dos melhores métodos utilizados para transmitir mensagens. 

 

Quer se trate de protesto ou de sensibilização, os profissionais do design gráfico não deixam nada ao acaso para transmitir a mensagem desejada da melhor maneira.

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies