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Tendências do Marketing Digital para 2021

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Tendências do Marketing Digital para 2021

Artigo escrito pela Agência Parceira Tau Tau Agency

 

Anualmente é sempre necessário fazer um planeamento das principais estratégias para potencializar o teu negócio. Para que esse processo seja mais fácil, são definidas as principais tendências para 2021 e o Marketing Digital e a aposta nas redes sociais não poderiam deixar de fazer parte na nossa lista. 

 

  • Propósito e Humanização

Com o início da pandemia, a mudança de rotinas e o sobressalto de emoções que esta trouxe, foi necessário alterar a comunicação entre as empresas e os seus clientes. As marcas tiveram que criar uma nova forma de se conectar com o consumidor, e para isso, nada melhor do que criar conteúdo com propósito e humanizado. O consumidor de 2021 procura identificar-se com as marcas que utiliza e por isso, é necessário que esta ligação se dê tanto nas redes sociais como durante o próprio processo de compra.

Este consumidor valoriza o ditado “Atos valem mais que palavras” e esperam que as suas marcas não só partilhem estas causas, como também as ajudem. Para 2021, orienta o teu negócio para conseguires encaixar causas nobres e mostra ao teu público que a tua empresa também se preocupa e procura a mudança. 

 

  • Privacidade do consumidor

A entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados em 2020, levou a com que as empresas tenham que ser mais transparentes na recolha de informação sobre o seu utilizador. O consumidor de 2021 valoriza a manutenção da sua privacidade e que o tratamento dos seus dados seja feito de forma cuidada, simples, transparente e com o seu consentimento. A adoção deste comportamento na tua empresa irá gerar confiança na tua marca.

 

  • Participação do Utilizador

Este ano uma das principais tendências para a produção de conteúdo no Marketing Digital é o User Content Generation. Apesar da sua utilização não ser uma novidade, com a evolução pandémica, as restrições de distanciamento social e o aumento do poder do Marketing de Influência, o consumidor procura uma fonte segura e certa para qualquer compra, e para isso, nada melhor que confiar em alguém que já utilizou ou experienciou o que se quer adquirir. Procura partilhar conteúdo autêntico com experiências reais nas tuas redes sociais e aposta nas reviews dos produtos no Google My Business.

 

  • Experiências em tempo real  

O confinamento geral mundial tornou necessário a criação de uma nova forma de contato em tempo real entre as marcas e os seus consumidores. Os principais formatos que se destacaram em 2020 e que só sobressairão mais em 2021 foram os diretos no Instagram, Facebook, Tik Tok, LinkedIn e Youtube. Em Portugal, o projeto “Como é que o Bicho Mexe?” do humorista Bruno Nogueira, bateu um recorde nas redes sociais portuguesas, com 175 mil visualizações.

Aposta no desenvolvimento da live experience tanto nas tuas redes sociais como na venda dos teus produtos. Promove os teus eventos num formato online em tempo real para interagir com o teu público e criar uma ligação com o teu consumidor diretamente.

 

  • Vídeos curtos e Podcasts

Apesar de neste momento vivermos uma pandemia, o dia-a-dia continua a ser rápido, o que leva a com que o consumidor selecione o tipo de informação que lhe interessa e que esta seja de curta duração. O ser humano é capaz de estar concentrado numa tarefa cerca de 7 a 10 minutos, o que implica com que as marcas adaptem o seu conteúdo, tornando-o curto e direto. 

Por outro lado, cada vez mais adotamos o multitasking para poupar tempo em cada tarefa. Para conseguir rentabilizar cada segundo do dia, a maioria dos consumidores passaram a ouvir podcasts sobre informação atual e interessante enquanto estão no ginásio, no trânsito ou mesmo no trabalho. Utiliza estas novas técnicas, como pequenos vídeos do teu produto no Tik Tok e podcasts sobre a tua missão e empresa.

 

  • Vendas nas Redes Sociais

Com inclusão do Instagram e do Pinterest como lojas online, tornou-se mais fácil a venda e revenda de produtos pelas redes sociais. Agora é possível criar diretamente um ponto de venda nas redes sociais, não obrigando ao consumidor a redirecionar-se ao website ou à loja online.

Este ponto de venda novo acaba por otimizar o processo de compra em vários canais e plataformas e facilita o atendimento ao cliente, tornando-o mais rápido. Aproveita as lojas nas redes sociais para venderes mais rápido os teus produtos e a um público mais diversificado.

 

  • Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial e o Machine Learning têm vindo a ter um papel importante para a análise de preferências e comportamentos dos utilizadores. Através desta análise é possível rentabilizar as estratégias de captação de clientes e melhorar/adaptar os produtos ao segmento-alvo.

A utilização de chatbots e os serviços de reconhecimento por voz permitem a otimização da procura do produto e de todo o processo de compra, o que consequentemente, facilita a relação entre a marca e os seus clientes. Adapta a Inteligência Artificial ao teu negócio através da automação e personalização de conteúdos aos teus clientes.

 

Conclusão

Tens aqui algumas das principais ferramentas para otimizar o teu negócio ao máximo em 2021. Procura ser criativo, ter objetivos definidos para cada tendência, como melhorar a interação com o teu público ou ligar-te a uma causa relevante e em que sejas capaz de fazer a diferença. Aproveita este ano para adaptares o teu negócio a estas novas estratégias e conseguires, através de pequenas alterações, potencializar os teus ganhos e captares um maior número de consumidores.

Se precisares de ajuda a implementar estas novas tendências ao teu projeto ou de um especialista em Marketing Digital, podes contar connosco. O teu sucesso dita o nosso sucesso.

 

Atreve-te! ‍‍

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Artigo escrito pela Agência Parceira Tau Tau Agency

 

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