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Como utilizar o Tik Tok na sua estratégia de marketing?

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Como utilizar o Tik Tok na sua estratégia de marketing?

Enquanto plataformas como o Facebook existem há anos, novas aplicações como o Tik Tok chamaram recentemente a atenção do público. De facto, com milhões de pessoas conectadas, tornaram-se um must-have para o desenvolvimento empresarial.

O que é o Tik Tok?

A Tik Tok é uma plataforma desenvolvida pelo Bytedance chinês de arranque em 2016.

 

É uma aplicação que permite aos utilizadores ver, criar e partilhar pequenos vídeos (de 3 a 60 segundos). Disponível para download, a aplicação Tik Tok funciona em smartphones com iOS e Android.

 

Se quiser saber como funciona o Tik Tok, basta criar uma conta e seguir os primeiros passos. Para publicar conteúdos, os utilizadores podem filmar-se a si próprios a realizar coreografias ou a reproduzir utilizando o seu smartphone. 

 

Para o fazer, podem escolher uma canção de uma lista pré-existente. Se lhe faltar inspiração, pode aceitar os desafios já oferecidos na plataforma. Em qualquer caso, o objetivo é criar conteúdos divertidos.

 

Tal como outras redes sociais, o número de vistas de um vídeo sobre o Tik Tok não depende apenas da popularidade do utilizador. De facto, o próprio conteúdo desempenha um papel importante na visibilidade. Além disso, para melhorar a publicação, o utilizador pode personalizar o seu conteúdo através de filtros integrados na aplicação.

Quem usa o Tik Tok?

A Tik Tok tem quase 800 milhões de utilizadores em todo o mundo. Entre estes utilizadores, os jovens são os mais numerosos, tal como a maioria encontra-se no grupo etário dos 13 aos 17 anos. 

 

No entanto, os indivíduos entre os 18 e os 34 anos são cada vez mais atraídos pela aplicação. Independentemente da faixa etária, as mulheres são o maior público da rede, representando quase 60% dos utilizadores.

  • Grupo etário 13 – 17:
    • 27,3%1 sexo feminino e 10,78% de sexo masculino
  • Grupo etário 18 - 24: 
    • 24,03% sexo feminino e 12,82% sexo masculino 
  • Grupo etário 25 - 34: 
    • 7,21% sexo feminino e 12,69% sexo masculino 
  • Grupo etário 35 - 44: 
    • 1,16% sexo feminino e 2,69% sexo masculino 

Para além dos utilizadores à procura de entretenimento, muitos profissionais também utilizam a aplicação. Isto é particularmente verdade para os influenciadores e marcas internacionais, que publicam numerosos vídeos para promover a sua marca.

Quais são as oportunidades para as empresas?

Como todas as outras redes sociais, o Tik Tok pode tornar-se um importante meio de comunicação para as empresas. De facto, de acordo com as revisões da aplicação Tik Tok, os utilizadores passam em média uma hora online por dia.

Embaixadores da marca

Para desenvolver uma estratégia de marketing adaptada ao TikTok, os influenciadores são os melhores trunfos para as empresas. Nas redes sociais, eles são os embaixadores de uma determinada marca ou produto. Mesmo que o conteúdo seja o principal gerador de visibilidade, um grande número de seguidores é um elemento significativo.

 

Contudo, para satisfazer as necessidades da empresa, é imperativo encontrar um influenciador cujo perfil de seguidor (idade, interesse, etc.) corresponda ao alvo da empresa. Há até influenciadores que se especializam na promoção de um produto específico.

 

Durante a colaboração, o embaixador será o produtor da maior parte do conteúdo. Dependendo do produto a ser promovido, pode apresentar diferentes conteúdos, nomeadamente

  • um vídeo em que o influenciador testa o produto
  • um vídeo que mostra o produto no seu contexto de utilização
  • um vídeo que serve como um tutorial rápido
  • um vídeo tirado num evento da empresa
  • uma partilha de dicas

O objetivo continua a ser o mesmo: envolver seguidores e atrair novos seguidores.

O desafio #hashtag

O desafio #hashtag é também uma das estratégias de marketing mais utilizadas na Tik Tok. Os Hashtags são utilizados para destacar um conceito, marca ou conteúdo específico. 

 

Por exemplo, todos os influentes na Tik Tok têm uma hashtag associada a eles. As empresas podem fazer o mesmo. A hashtag pode portanto representar o nome da empresa ou partilhar os seus valores.

 

Para aumentar a visibilidade de uma empresa, o princípio é encorajar os utilizadores a utilizar esta hashtag nas suas publicações.

Publicidade online

Para além de publicar vídeos simples, a aplicação Tik Tok pode ser utilizada como plataforma publicitária. Para poder publicar anúncios, a empresa deve criar uma conta de anúncios Tik Tok e inserir as informações necessárias.

 

O anúncio terá então a forma de um pequeno vídeo ou de uma combinação de imagens. Também é possível fornecer uma descrição usando um máximo de 80 caracteres.

 

Dependendo do orçamento atribuído pela empresa, esta pode escolher entre diferentes tipos de campanhas publicitárias.

Passos para uma estratégia de marketing de sucesso

Dependendo dos objetivos estabelecidos, podem ser utilizadas diferentes estratégias de marketing.

Defina os seus objetivos

Antes de criar o seu conteúdo, precisa de saber que resultados pretende da sua campanha de marketing no Tik Tok. Para as empresas, a Tik Tok permite alcançar determinados objetivos, nomeadamente

  • o desenvolvimento da reputação da empresa, melhorando ao mesmo tempo a sua imagem de marca
  • a promoção de um produto ou serviço
  • prospeção de novos clientes

Nada deve ser deixado ao acaso para desenvolver a sua reputação e aumentar as suas vendas.

Identifique o seu alvo

Antes de lançar uma campanha de marketing sobre o Tik Tok, certifique-se de que os seus produtos correspondem às necessidades dos utilizadores da aplicação. Como já sabem, a audiência tem entre 13 e 30 anos.

 

Para adaptar o seu conteúdo de marketing, precisa de saber do que o seu público-alvo gosta. De facto, estes milhões de utilizadores estão divididos de acordo com grupos etários, categorias profissionais, interesses, etc. 

Inspire-se nas tendências atuais

Para ganhar popularidade através da Tik Tok, uma empresa deve estar em constante evolução e manter-se a par das tendências. A fim de encontrar o conteúdo certo, o ideal é referir as preferências do público alvo. 

 

Por exemplo, sobre a candidatura, os influenciadores propõem regularmente desafios. Só é preciso ser imaginativo e inovador para evitar utilizadores cansativos.

Que tipo de conteúdo deve ser publicado?

O conteúdo que publica depende dos objetivos que estabeleceu e da audiência que pretende atingir. Em qualquer caso, pode escolher entre as seguintes publicações.

Os desafios

O princípio consiste em propor um jogo ou uma ação específica na qual os utilizadores podem participar. Ao partilhar os seus vídeos, terão de etiquetar a empresa que lançou o desafio, o que aumentará a sua visibilidade. 

 

Cada desafio lançado por uma empresa deve ser acompanhado por uma hashtag e uma música de fundo para a qual o vídeo será editado.

 

Para lançar um desafio, simplicidade e criatividade são as palavras-chave. Para atrair um número máximo de pessoas, o desafio deve ser fácil e exequível a um custo baixo. Em geral, uma recompensa é a melhor forma de atrair participantes.

Vídeos patrocinados

Para atingir um público mais vasto, as empresas podem patrocinar os seus desafios. Isto pode ser feito através da colaboração direta com a plataforma Tik Tok. É também possível colaborar com um influenciador e apelar à sua comunidade para que aceite o desafio.

Efeitos patrocinados

O princípio dos efeitos patrocinados é beneficiar de um filtro único para a empresa. Assim que a empresa lançar um desafio ou publicar um vídeo, os utilizadores serão capazes de o reconhecer graças a este filtro.

Aquisição da marca 

A aquisição da marca é um anúncio sob a forma de um vídeo. O princípio é fazer aparecer o anúncio no primeiro plano de uma página. Este anúncio poderá então redirecionar o utilizador para outro, quer para um vídeo Tik Tok ou para uma página web externa.

A Vista de cima

Este é um método de anúncio que utiliza um vídeo de quase 60 segundos sem interrupção. O vídeo será reproduzido primeiro quando a aplicação for aberta.

 

Para assegurar que o anúncio atinge o alvo desejado, é possível parametrizar a audiência. Para tal, basta estabelecer determinados critérios de visibilidade, tais como a área geográfica, grupo etário, interesses, etc., dos utilizadores alvo.

Tudo o que precisa de saber sobre o #tendancetiktok

Atualmente, a hashtag #tendancetiktok tem conquistado milhões de opiniões. Estes são principalmente vídeos curtos feitos por utilizadores médios de todos os perfis. Para o ajudar a encontrar hashtags de tendência, use geradores.

 

No Tik Tok, o desafio é criar um pequeno vídeo, fornecendo ao mesmo tempo todos os elementos interessantes. Em qualquer caso, os vídeos humorísticos são os mais apreciados pela comunidade da rede.

Conclusão

Com os seus milhões de utilizadores, a Tik Tok tornou-se uma ferramenta de marketing interessante para as empresas. Colaborar com um influenciador, propor desafios, fazer publicidade online..., tudo é possível para promover uma marca. A chave é saber como atingir o seu público e fornecer conteúdos que sejam ao mesmo tempo divertidos e inovadores.

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