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Twitter: Guia para a utilização desta rede social

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Twitter: Guia para a utilização desta rede social

Com mais de 300 milhões de utilizadores mensais ativos, a rede social Twitter tornou-se uma verdadeira ferramenta de rede online. Permite aos seus utilizadores o envio de mensagens de 140 caracteres, conhecidas como "tweets". 

 

Um utilizador deve estar registado para postar tweets, embora os utilizadores que não estejam registados possam ler os tweets sem terem de se registar.

 

Está interessado no Twitter? Como é que funciona? 

 

A rede social, um ponto de encontro para profissionais de marketing, está constantemente a crescer e a atrair o interesse dos utilizadores da Internet. As suas funcionalidades são extensas e até ajudam na preparação de futuras campanhas. Se quiser dominar esta rede e tirar o máximo partido dela, informe-se sobre as suas principais funções e utilizações.

O que é Twitter?

Twitter é uma ferramenta de microblogging utilizada para publicar mensagens curtas, conhecidas como "tweets", na Internet de forma gratuita. Para ter um perfil, deve primeiro criar uma conta no Twitter. Pode então ser personalizado, dependendo das suas preferências. Consiste normalmente em

  • um nome de perfil ;
  • um nome de utilizador ou identificador único;
  • uma breve descrição;
  • um URL que aponte para qualquer página web;
  • uma fotografia de perfil;
  • uma fotografia de capa.

Assume a forma de uma rede social que lhe permite publicar uma pequena mensagem aos seus seguidores. Este instrumento destina-se então à publicação de informações personalizadas.

Twitter em números

Tendo sido criada em 2006, Twitter é uma das redes sociais mais antigas e mais populares do mundo. 

 

De acordo com números para 2020/2021, 40% dos membros desta rede social utilizam-na diariamente. Cerca de 25% dos utilizadores acedem à sua conta no Twitter pelo menos uma vez por semana.

 

Em termos de dispositivos utilizados, os twitterers franceses gerem as suas contas a partir de um smartphone (93%), um portátil (65%), um PC (55%) ou um tablet (54%).

 

Os utilizadores franceses do Twitter estão particularmente interessados em certos temas, incluindo música (58%), viagens (49%), tecnologia (48%), alimentação (48%), desporto (44%) e jogos de vídeo (34%).

Porquê usar o Twitter?

Se souber utilizar bem o Twitter, pode utilizar esta ferramenta para fazer publicidade. Com tweets patrocinados, por exemplo, pode facilmente atrair a atenção de outros utilizadores e aumentar o número dos seus seguidores. Como resultado, as suas mensagens curtas podem atingir um alvo muito amplo, permitindo-lhe :

  • dar a conhecer o seu ponto de vista sobre um determinado tópico ;
  • melhorar o tráfego para o seu website
  • publicar informação;
  • fazer contacto direto com um utilizador.

Se tiver um website, o Twitter pode ajudá-lo a gerar tráfego. É também uma boa opção para recolher endereços de correio eletrónico e aumentar o número de subscritores das suas newsletters. Além disso, ao destacar os seus vídeos e tweets no Twitter, pode esperar ganhar visibilidade.  

 

Tudo o que precisa de fazer é ajustar as definições da sua conta para lançar uma campanha publicitária nesta rede social: localização, sexo, língua, etc. Pode também criar campanhas que sejam ricas e precisas ao mesmo tempo. Para tal, pode inserir dados de utilização e palavras-chave.

Como é que funciona o Twitter?

Para aqueles que desejam descobrir como funciona o Twitter, o processo é simples e acessível a todos. Uma conta corresponde geralmente a uma pessoa, a um departamento, a uma comunidade, a uma empresa, a uma associação, etc.

O tweet

A rede social Twitter funciona através do envio de um tweet. Assume a forma de uma pequena mensagem de 140 caracteres. Pode incluir links, vídeos e/ou mensagens.

O Feed de Notícias

Ao utilizar o Twitter, estará a navegar no News Feed. Esta é a página inicial da sua conta. Todos os tweets aparecem em ordem cronológica. 

Ser seguido por outras contas

Se outras contas o seguirem, já tem seguidores ou subscritores. As pessoas por detrás destes relatos podem ler os seus tweets que já aparecem nas suas notícias.

Siga uma conta

Assinar ou 'Seguir' é a solução se quiser ver os tweets de outras contas no seu feed de notícias. Para o fazer, basta encontrar a conta que deseja subscrever e clicar em 'Seguir'. Em alternativa, pode ver um tweet de uma conta e clicar no ícone no topo, depois clicar em 'Seguir' no menu.

Retweetar

"Retweeting" significa copiar um tweet de outra conta. O objetivo é divulgá-lo aos seus seguidores. A ideia é normalmente citá-la ou simplesmente "encaminhá-la".

Hashtags

Acrescentar uma "Hashtag" significa que deve destacar uma palavra-chave. O seu tweet será então listado entre as pequenas mensagens com o mesmo Hashtag. Note-se que o Twitter é o criador deste conceito, que agora se apoderou das redes sociais. 

Faça uma referência

Um utilizador mencionado num tweet receberá uma notificação. Esta ação consiste em acrescentar a sua conta à mensagem.

Twitter no seu negócio

Como profissional de uma indústria específica, precisa de saber como utilizar o Twitter para o integrar na sua estratégia de marketing. 

 

Se tiver várias contas, o primeiro passo deve ser analisá-las para compreender a frequência dos tweets. O número de seguidores e a taxa de compromisso também fazem parte da informação que deve ter em conta.

Estabelecer objetivos

Não pode avaliar os resultados da sua atividade sem definir objetivos precisos e claros. Devem ser não só mensuráveis e aceitáveis, mas também realistas, específicos e definidos. Devem estar em conformidade com os principais objetivos da sua empresa. 

Observar a simultaneidade

Sim, no Twitter também se tem de estar preparado para uma forte concorrência. Aconselhamo-lo, portanto, a encontrar todas as formas de desafiar as contas dos seus concorrentes no Twitter. Para tal, pode fazer uma análise global das suas redes sociais. Com base nas suas fraquezas, só terá de melhorar as suas contas e tentar destacar-se. 

Atribuir papéis

Apenas as contas ativas são eficazes no branding. Deve responder rapidamente a mensagens privadas. Incentivar também as conversas. Por conseguinte, é melhor verificar a sua conta regularmente.

Criar diretrizes

As diretrizes são tudo o que precisa para estabelecer comunicações claras. Também lhe facilitam o trabalho com outro pessoal. Servem como diretrizes para evitar cometer erros nos meios de comunicação social. 

 

Estas diretrizes devem ser partilhadas com toda a sua equipa. Definem o tom e personalizam as suas contas nas redes sociais: hashtags, emojis, formatação de links, etc.

Criar um calendário de publicações

Agendar os seus tweets poupa-lhe muito tempo. Esta técnica reduz o tempo gasto nas suas contas. Também lhe permite escolher os melhores momentos para publicar. 

 

Além disso, uma análise simplificada dos seus tweets permitir-lhe-á definir os tempos ideais. Tudo o que tem de fazer é modificar o seu calendário de publicação. 

Meça o seu impacto

Uma vez implementada a sua estratégia de marketing, pode passar a uma avaliação regular dos seus esforços. Este passo implica também medir o seu progresso com base nos objetivos que fixou. 

 

A recolha de dados importantes ajudá-lo-á a identificar os resultados das suas ações de marketing. Terá também detalhes importantes que serão úteis na definição da sua estratégia de marketing. 

Conclusão

O que é Twitter? Esta rede social permite-lhe fazer publicidade através da difusão de uma mensagem aos utilizadores. Depois interessam-se pelos seus produtos/serviços e pela sua marca. 

 

Os números relativos aos resultados dos tweets são promissores. A taxa de participação após os anúncios é de 69%. Felizmente, o Twitter é fácil de usar. É mesmo a rede ideal para executar o seu primeiro anúncio.

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