Welink Agencies Welink Agencies
ux-ui-significa

UX/UI: o que é que isso significa?

Welink Agencies

Welink Agencies

UX/UI: o que é que isso significa?

Sabia disso? UX e UI são dois conceitos completamente diferentes, mas são utilizados no mesmo campo: a criação e desenvolvimento de um website ou de uma aplicação móvel. Estes dois termos são designados por Experiência do Utilizador e Interface do Utilizador, respetivamente. 

 

Se é uma dessas pessoas que tendem a confundir IU e UX, descubra as suas principais diferenças e respetivas características neste artigo.

O que é um UX Designer?

O design consiste em estudar as expectativas do utilizador antes de criar um website ou uma aplicação móvel. O objetivo é antecipar como se sentirão as suas perspetivas quando aterrarem no seu meio digital. Os UX Designers intervêm, portanto, para assegurar que a viagem do visitante seja ao mesmo tempo instintiva e agradável.

Os seus objetivos

Graças ao UX Design, a navegação no seu website torna-se mais fluida. É um conjunto de ferramentas utilizadas para desenvolver uma interface que responde perfeitamente às necessidades dos utilizadores. Pode então aplicá-lo para proporcionar uma melhor experiência ao utilizador.

 

Para proporcionar uma boa experiência ao utilizador, o trabalho do ux designer é :

  • Facilitar o acesso e a utilização de um website. Para isso, intervém para assegurar a sua ergonomia e aparência. A concepção da interface deve também estar em conformidade com a sua funcionalidade.
  • Tornar um sítio web credível. O utilizador deve sentir-se confortável enquanto navega.
  • Certifique-se de que o seu sítio web é compatível com todos os tipos de meios digitais. Isto torna-o facilmente acessível em computadores e dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets.

O UX Designer é capaz de definir os caminhos apropriados para melhorar a experiência do utilizador da plataforma.

As suas capacidades

As competências do UX Designer não se limitam à criação de um website que oferece uma melhor experiência ao utilizador. Têm de brincar com as suas emoções e deixar a sua imaginação correr à solta para levar os utilizadores ao lugar certo, sem os desapontar. 

 

Nesta perspetiva, deve ser capaz de propor uma solução que combine eficiência e simplicidade para o utilizador.

 

O UX Designer deve dominar as ferramentas de webmarketing e design, uma vez que o seu espaço de trabalho não se limita a dispositivos móveis. Em alguns casos, ele pode satisfazer as exigências das lojas de pronto-a-vestir.

 

O UX Designer deve também ter a capacidade de criar uma solução prática e esteticamente agradável para captar a atenção dos alvos de cada cliente. Há também certas qualidades que não devem ser negligenciadas, nomeadamente a criatividade. 

 

Sem este critério essencial, o projetista não é capaz de oferecer soluções que satisfaçam as necessidades do momento. A comunicação é também um fator chave para assegurar a satisfação do utilizador. A capacidade de ouvir também não deve ser negligenciada.

O que é um Designer de IU?

O UI Design é utilizado para melhorar a experiência do utilizador de um produto e/ou serviço. Está, portanto, presente em todas as fases do desenvolvimento do seu website ou aplicação móvel. A UI Design utiliza ferramentas adaptadas para encorajar o envolvimento.

Os seus objetivos

O UI Designer trabalha num campo menos extenso do que o UX. Baseia-se particularmente no visual, a fim de chamar a atenção do utilizador e de o encorajar diretamente a passar mais tempo na página.

 

Os objetivos da conceção da IU podem ser resumidos da seguinte forma:

  • compreensão imediata do aspeto visual pelo utilizador;
  • a sedução do utilizador ;
  • compreensão das mensagens;
  • simplificação dos objetivos de conversão de cada página.

O UI Designer deve também assegurar que o site é eficaz.

As suas capacidades

O seu Designer de IU deve ser capaz de selecionar os melhores códigos tipográficos, ícones e cores enquanto cuida da sua disposição no seu website. É também capaz de oferecer uma melhor estrutura e um aspeto ideal à sua interface.

 

A clarificação e otimização dos percursos dos utilizadores também fazem parte das competências de um Designer de IU. 

 

Meticuloso e meticuloso, ele garante a qualidade do seu conteúdo e promete uma navegação mais do que satisfatória aos utilizadores da Internet. Para além destas competências principais, têm também a capacidade de organizar os elementos textuais e gráficos de um website.

UX & UI: quais são as diferenças?

UX UI, por definição, consiste em tornar a navegação fácil para os utilizadores, ao mesmo tempo que proporciona um aspeto atrativo a uma interface. Este campo também diz respeito à criação de ligações entre páginas. A UX e a UI são assim duas áreas de especialização complementares que são tratadas por um único profissional: o UX/UI Designer.

Tacos visuais vs. soluções

O UX Designer fornece soluções para problemas de design que correm o risco de afastar os utilizadores. Deve, portanto, basear o seu trabalho nas suas necessidades e expectativas.

 

O UI Designer, por outro lado, concentra-se na estética, cuidando da aparência de um produto. Para tal, ele ou ela concentra-se no aspeto visual com a ajuda dos modelos fornecidos pelo UX Designer. Como resultado, ele intervém na experiência do utilizador.

Peças individuais vs. fluxo de utilizadores

Os UI Designers limitam-se às partes individuais de um produto digital. Analisam cada página para assegurar um melhor fluxo estético.

 

Os UX Designers, por outro lado, observam atentamente a forma como os utilizadores navegam na plataforma para descobrir o produto. Procuram facilitar a sua navegação em cada página. As suas tarefas incluem também a procura de consistência ao longo de toda a experiência, desde a primeira visita até à reserva ou encomenda.

UX e UI design, dois campos complementares

O UX Designer lida com as reações emocionais e psicológicas dos utilizadores da Internet, enquanto o UI Designer lida com aspetos ergonómicos e práticos. Para criar uma interface que satisfaça os utilizadores, a abordagem UI deve ser complementada com a UX.

Conclusão

Conceitos complementares e inseparáveis, UX e UI são dois passos essenciais na criação e desenvolvimento de um website ou de uma aplicação móvel. Os UX Designers e os UI Designers são profissionais capazes de realizar este trabalho nas melhores condições. 

 

Após a sua intervenção, pode esperar uma experiência de utilizador bem sucedida, bem como uma interface cuja estética não deixe de seduzir.

Tem uma Agência Digital?

Registe a sua agência na Welink Agencies